21 de ago de 2017

5 ferramentas colaborativas para aprendizagem em grupo


As pessoas estão sempre em busca de novos conhecimentos seja para utilizar individualmente ou em grupo, mas também sabemos que muitas vezes professores e alunos buscam por ferramentas que podem servir de aliados na aprendizagem seja ela para um grupo ou individualmente.
Existem muitas ferramentas colaborativa de aprendizagem que podem ser utilizadas de diferente maneiras para grupos ou de forma individual, assim como é possível utilizar uma ferramenta para toda a sala.
As ferramentas colaborativas de aprendizagem em grupo pode ser um divisor de aguas no ensino, é uma maneira diferenciada e de fácil acesso para aprendizagem em grupo, dessa maneira é possível melhorar não apenas o conhecimento dos alunos, mas também é possível melhorar a participação em sala de aula, os alunos acabam aprendendo de maneira mais entusiasmada e prazerosa.

5 ferramentas colaborativas para aprendizagem em grupo

Buscamos sempre por ferramentas que podem ser usadas e ajudar na aprendizagem em grupo, na realidade podemos encontrar uma variedade de ferramentas colaborativa para aprendizagem em grupo, mas algumas acabam sendo mais úteis que outras.
Apesar de ser variadas algumas ferramentas colaborativas além de ser de fácil acesso são muito bem aceitas por grupos na hora da aprendizagem, algumas ferramentas colaborativas para aprendizagem em grupo disponíveis são:
  • Chats: os chats são muito utilizados na aprendizagem, por ser uma comunicação em tempo real o que facilita no caso de dúvidas, e pode ser feito de variadas maneiras, abordando diferentes temáticas.
  • Fórum: os fóruns sempre foram uma boa opção de aprendizagens em grupo, onde pode ocorrer debates sobre determinado assunto e também pode ocorrer troca de experiencias e conhecimentos de integrantes de um grupo.
  • Dicionário: o dicionário é uma ferramenta de aprendizagem bem antiga que é utilizada de diferentes maneiras até mesmo nos dias de hoje, com o uso de um dicionário a aprendizagem de grupo ser mais aproveitada e até mesmo levantar questões para se tirar dúvidas ou temas a serem discutidos em grupo.
  • Tarefas: dar tarefas para ser executadas em grupo pode ajudar a estimular a aprendizagem e uma aproximação entre os alunos, essas tarefas podem ser feitas de diferentes maneiras ou formatos, utilizando outras ferramentas como aliados como redes sociais ou WhatsApp.
  • Wiki: possui uma coleção de páginas interligadas onde as pessoas podem visitar e editar é uma ferramenta utilizada para aprendizagem em grupo por sua facilidade de acesso e a variedade de conteúdo e páginas que podemos encontrar ao acessar.

A importância do uso de ferramentas colaborativa para aprendizagem em grupo

O aprendizado é muito importante na vida de uma pessoa e isso é algo que conseguimos diariamente e de diferentes maneiras, mas nem sempre é fácil entender conteúdo de uma vez só, muitas pessoas acabam sentido dificuldades em aprender e compreender conteúdos e o uso de ferramentas colaborativas pode ajudar nesse processo.
A ferramentas colaborativas pode ser uma maneira de conseguirmos compreender diferentes assuntos e de maneiras diferenciadas, o aprendizado em grupo é muito importante para o desenvolvimento das pessoas e também evolução do conteúdo em sala de aula.
As ferramentas colaborativas ajuda na aprendizagem em grupo de maneira diferenciada e entusiasmada. Pois é uma maneira onde os próprios alunos acabam aprendendo uns com os outros, esclarecendo duvidas que muitas vezes em um ambiente padrão não conseguem esclarecer.
O uso de ferramentas colaborativas pode ser muito importante para a aprendizagem em grupo e podemos encontrar muitas maneiras de utilizar essas ferramentas como aliada da educação, para mais informações sobre ferramentas colaborativas de aprendizagem em grupo acesse o link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!