19 de jul de 2017

IV Encontro de Política e Gestão Culturais da Bahia já tem mais de 300 inscritos

Inscrições seguem até quinta-feira (20)

O IV Encontro de Política e Gestão Culturais da Bahia vai reunir dirigentes de cultura, legisladores e conselheiros no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, nos dias 25 e 26 de julho. Também está confirmada a presença de centenas de gestores sociais, pesquisadores, estudantes, artistas, produtores, ativistas e cidadãos de um modo geral, interessados na formulação coletiva de diretrizes, formação em cultura e a articulação em rede. As inscrições terminam na quinta-feira, dia 20. Até ontem (17), o encontro já somava mais de 300 inscritos.

O encontro reúne segmentos diversos de todos os 27 territórios culturais baianos com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do setor cultural baiano. As inscrições para o IV Encontro de Política e Gestão Culturais da Bahia são feitas pelo formulário online ou através do site www.secult.ba.gov.br.

Realizado pela primeira vez há 10 anos, o encontro é promovido pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Segundo o superintendente Sandro Magalhães, são três os objetivos: “fortalecer as políticas publicas de cultura da Bahia; incentivar a criação e a consolidação de órgãos institucionais do poder público municipal e estadual; e formar e capacitar gestores”.

O IV Encontro é realizado em parceria com a Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura (Adimbcba), o Conselho Estadual de Cultura e o Fórum de Cultura da Bahia, que participa pela segunda vez. Como um dos diferenciais do IV Encontro de Política e Gestão Culturais, está previsto o lançamento do Roda Cultura Bahia, projeto itinerante que percorrerá três territórios de identidade: Portal Sertão, Baixo Sul e Recôncavo. A proposta do Roda Cultura Bahia é promover debates com o secretário de cultura Jorge Portugal e dirigentes da SecultBa, além de realizar visitas a pontos de cultura e entidades culturais dos territórios a fim de fortalecer as manifestações culturais. Durante o encontro, acontecerá também o ato institucional que celebra as 279 adesões do Programa Municípios Culturais.

Ainda durante o evento, funcionará um estande do programa onde os municípios poderão realizar atendimento referente a diligências e construção de seus planos de trabalho. O IV Encontro de Política e Gestão Culturais recebe edições de seis fóruns de diferentes segmentos culturais, cada um desenvolvendo suas pautas específicas, tendo como ponto comum a atuação para o desenvolvimento das políticas culturais no estado. Tratam-se do IX Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura; do IV Fórum de Conselhos Municipais de Cultura; do IV Fórum de Legisladores Culturais; do II Fórum de Gestores Sociais da Cultura da Bahia e do II Fórum de Espaços Culturais da Bahia. O II Fórum de Espaços Culturais terá a participação de Nehle Franke, ex-diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

Para completar, há o Fórum de Cultura da Bahia, uma grande rede de livres representações.  Os inscritos na quarta edição do Encontro de Política e Gestão Culturais da Bahia poderão conferir ainda uma exposição com os Pontos de Cultura: Casa da Cultura Popular, do Ponto de Cultura Literatura de Cordel Para Todos; Associação Cultural e Carnavalesca Big Bloco do Gueto - BBG com o Coral cant@rt.com; Flávia Sacramento Moda com uma exposição de moda temática de matriz africana e Dão Turbantes com exposição de turbantes.

Também vão apresentar-se os pontos de cultura Associação Cultural Coleirinho da Bahia Projeto Da Quixaba a Quixabeira: samba, cultura afro-descendente e desenvolvimento sustentável na Matinha; Arte, cultura, atitude e objetividade - Ação: Projeto Zambé Cultura e Educação e o Instituto Odu Odara: Projeto Zambé Cultura e Educação.


Fonte: Assessoria de Comunicação - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui