Edição do
“Encontro com o Especialista” em Feira de Santana apontou tendências e
oportunidades de mercado para o setor
Vívian Rodrigues
Donos de bares e restaurantes participaram do
“Encontro com o Especialista” para saber mais sobre o cenário atual, tendências
e oportunidades do segmento, bem como conhecer estratégias de como organizar o
empreendimento. O evento aconteceu nos dias 28 e 29 de março, no auditório do
Hotel Acalanto, em Feira de Santana.
Marinês Ribeiro é nutricionista e trabalha há
um ano e meio em um restaurante da cidade, mas pensa em montar um negócio no
segmento de alimentação fora do lar. O setor no qual ela quer iniciar vem na
contramão da crise, registrando em 2016 um incremento de 3,47%, segundo a
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). “Foi enriquecedor,
deveríamos ter encontros assim com mais frequência. Estamos num momento de
crise, temos que ver os indicadores de mercado e usar a criatividade para se
destacar nesse período”, afirmou após a participação no evento.
As perspectivas otimistas para esse ano foram apresentadas pelo consultor do Sebrae, Ênio Valli, com dicas para o empresário potencializar os serviços, como: aumentar a produtividade otimizando os processos na cozinha; buscar insumos mais baratos, mantendo a qualidade do produto e o ticket médio; ter um bom relacionamento com fornecedores e reduzir desperdícios na cozinha e manter uma equipe fidelizada. “Considere a gestão de pessoas como ferramenta vital para o seu estabelecimento. O negócio é a cara do dono. Se o funcionário não sorri lá na porta, é porque o dono não sorri. Então, que ambiente estamos proporcionando?”, indagou aos participantes.
A mudança de hábitos de brasileiros vem
provocando novidades no setor, o que, para Ênio, torna essencial ao empresário
fazer um planejamento mais assertivo e conhecer o público-alvo. “Surge uma nova
geração de consumidores que está em busca de comida saudável e cada vez mais
conectada à tecnologia, o que vem também aumentando os números de pedidos
delivery por aplicativos de celular e contatos em redes sociais”, acrescentou.
O evento é uma parceria do Sebrae com o
Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Feira de Santana
(SindFeira) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que apresentou
as oficinas sobre organização e fluxo em cozinhas.
Para Getúlio Andrade, presidente do Sindicato,
“essa discussão traz temas contemporâneos, atualiza as pessoas que trabalham no
setor. O Sebrae, junto com os parceiros, sai na frente com esta iniciativa. É a
famosa relação ganha-ganha”, pontuou.
De acordo com o gerente adjunto do Sebrae em
Feira de Santana, Renato Lisboa, o Encontro, que faz parte do Sebrae Conecta,
cumpriu o seu objetivo de mostrar novas perspectivas para os pequenos negócios
no segmento de bares e restaurantes, e meios como o empresário deve posicionar
o negócio no mercado com uma gestão profissionalizada. “Tanto para quem já tem
o seu negócio como para quem sonha em abrir o próprio restaurante, mostramos
que, para o empreendimento dar certo, é fundamental um bom planejamento”,
frisou.
Destaque da primeira noite do evento “Encontro
com o Especialista”, o renomado chef Beto Pimentel dividiu com os participantes
sua experiência profissional à frente do restaurante Paraíso Tropical, em
Salvador. Contou como prepara alguns dos famosos pratos serviços na sua cozinha
africana, sempre diversificada e colorida, cheia de pratos saborosos e
chamativos. Falou ainda sobre o seu pomar, que o permite trabalhar com
ingredientes frescos diariamente. Ele também expressou seu olhar cheio de
poesia para a arte culinária.
“A gastronomia tem que ser elaborada para os
sentidos, mas ela tem que ter raiz e personalidade, e não tem limites. E se
essa gastronomia vem permeada pela sustentabilidade, ela se torna uma cozinha
consciente, criativa, saudável e até inteligente”, declarou o chef, que tem o
talento reconhecido em países como Paris, China, África do Sul, Estados Unidos
e Itália.
Sebrae Conecta
Após promover o encontro com especialistas, o próximo
passo do programa Sebrae Conecta é captar empresas para obterem o
acompanhamento de Medição de Desempenho Empresarial (Ferramenta MEDE), método
de melhoria do desempenho empresarial que conta com 10 meses de assessoria
gerencial, associada a 80 horas de consultoria.
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