O encontro oportunizou o contato dos
empreendedores ligados a mármores e granitos com especialistas do ramo
Vívian Rodrigues
A parceria
entre Sebrae, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e Sindicato
das Indústrias de Mármores, Granitos e Similares do Estado da Bahia (Simagran)
reuniu empresários do ramo em um encontro com especialistas em Feira de Santana.
Durante o evento, que integra o Programa Sebrae Conecta, os palestrantes
apresentaram as tendências do setor de mármores e granitos e destacaram a
necessidade de adotar soluções inovadoras para reduzir gastos e enfrentar a
crise.
Os
especialistas frisaram ainda a necessidade dos empresários firmarem parcerias
para buscar oportunidades e apoio, potencializando os negócios em toda cadeia,
e investirem em design para provocarem o chamado “wow factor”, expressão
utilizada para descrever a sensação que os clientes têm quando encontram um
produto que supera suas expectativas.
Cobrança de
devedores e recuperação de valores foram alguns dos temas abordados na
apresentação dos advogados de Salvador, Antônio Carlos Suedde e Victor Cruz.
Eles destacaram a importância de adotar estratégias administrativas para o
enfrentamento de dívidas, principalmente neste momento de crise, evitando,
assim, a multiplicação do problema e aumento das perdas. “A cadeia produtiva para
porque o empresário está devendo, e muitos não atentam para isso”, afirmou
Antônio Carlos.
A
empresária e participante Adenilma Bezerra conta que a sua empresa segue na
contramão da crise e do corte de investimentos, mudando para um ponto maior e
alterando a aparência da empresa, além de realizar cursos e capacitações do
Sebrae. “É importante o empresário participar de momentos como esse. Às vezes,
a gente acha que sabe tudo e, chegando aqui, se surpreende. A gente ganha
espaço no mercado assim, inovando e mudando”, afirmou ela, dona da Evolução
Mármores e Granitos.
Segundo o
especialista do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia SENAI CIMATEC,
Paulo Neves, o corte de desperdício passa pela eficiência energética dentro de
uma empresa, como uso de um sistema de iluminação adequado ao ambiente,
acendimento automático e equipamentos inteligentes. “Olhar para o seu custo e
melhorar os seus processos também pode tirar você da crise”, afirmou durante
sua apresentação.
Parcerias
entre empresas do mesmo setor, realização de compras coletivas e mais as
rodadas de negócios são pontos positivos, segundo a avaliação do presidente
estadual do Simagran, Marcos Maram. “O sindicato com os seus parceiros, como o
Sebrae, tem procurado atender necessidades do empresário. O evento foi
excelente, tivemos quatro palestras de conteúdo extremamente relevante para o
setor. Isso vai abrir novas oportunidades para que as empresas pensem como
mudar o cenário atual”, destacou.
Sebrae Conecta
Após
promover o encontro com especialistas, o próximo passo do programa Sebrae
Conecta é captar empresas para obterem o acompanhamento da ferramenta Método de
Melhoria do Desempenho Empresarial (MEDE), que conta com 10 meses de assessoria
gerencial associada a 80 horas de consultoria. “Há uma série de medidas que vão
levar a empresa a ter um ganho efetivo real de produção, faturamento, redução
de custos e desperdícios”, explica o técnico do Sebrae Eduardo Simas.
Em 2016,
este plano de atendimento especializado do Sebrae resultou numa satisfação de
89% das empresas acompanhadas, que obtiveram números excelentes para a melhoria
de resultados, desde redução de desperdícios ao aumento do faturamento e ganho
efetivo de produtividade.
O Sebrae
Conecta inclui ainda missões empresariais, consultoria especializada, ações de
inovação e tecnologia, aproximação com âncoras, compradores e fornecedores
através de showrooms, além de rodadas e encontros de negócios.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia
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