Gratuita, a ferramenta já está
disponível via internet e também para baixar por aplicativos de celular
Vívian Rodrigues
Descobrir o
local mais adequado para abrir um negócio e o serviço ideal para ser oferecido
nele não são tarefas fáceis. Foi pensando nas demandas por esse tipo de
informação que o Sebrae Bahia desenvolveu o Radar. A solução foi apresentada
nesta sexta-feira, 24, no Sebrae em Feira de Santana, e reuniu representantes
da imprensa local, poder público, empresários, potenciais empreendedores e
entidades parceiras, como o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Federação das
Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e Programa Feira Empreende.
A
ferramenta gratuita oferece indicadores sobre o endereço ideal para abrir uma
empresa, perfil do consumidor, indicação de concorrência, tendência da
atividade e informações sobre o segmento desejado. Trata-se de uma solução
digital através da qual, com uma busca simples, o empreendedor tem acesso a
diversas informações para subsidiar a abertura de um negócio.
A analista
da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Bahia, Marta Souza, destacou a
importância da ferramenta. “O Radar surgiu dos atendimentos que nós fazemos ao
potencial empresário, que chegava sempre com várias dúvidas sobre o que abrir e
onde abrir o negócio, e com iniciativas que muitas vezes não refletiam a
realidade”, explica.
Marta conta
que observou muito os motivos para mortalidade dos negócios. “As empresas, nos
dois primeiros anos, são mais sensíveis ao fechamento e, dentro das primeiras
causas, algumas são justamente por não conhecer os hábitos de consumo dos
clientes, não saber exatamente quem são, onde estão, e uma localização
inadequada”.
Segundo a
analista, das empresas que fechavam nos dois primeiros anos, mais de 60% não
fizeram um processo de planejamento real e não procuraram ajuda de pessoas ou
instituições para dar início a essa jornada. “Por isso, uma solução online e
gratuita, que se aproxime do potencial empresário”, conclui.
Além disso,
segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, 46% dos empresários não sabiam o número
de clientes e o hábito de consumo de seu público ao empreender. Outros 38% não
sabiam o número de concorrentes que teriam e 37% não tinham conhecimento da
melhor localização.
“O Radar
Sebrae vem ajudar o empreendedor que quer abrir um negócio, identificando
oportunidades e indicando locais adequados para a abertura de determinado
empreendimento. Mais negócios organizados, com planejamento e inovação,
movimentam a economia do município”, conclui o gerente regional adjunto do
Sebrae em Feira de Santana, Renato Lisboa.
Diana
Santos é microempreendedora individual há um ano e atua com a prestação de
serviços educacionais, oferecendo cursos livres na área de saúde. Ela
participou do encontro com o objetivo de adquirir ferramentas para dar
continuidade ao negócio. “Acredito que o Radar possa me ajudar muito. O momento
atual não está fácil, então a gente precisa buscar bases de informação que nos
deem essa segurança para permanecer no mercado”.
Além de
Feira de Santana, a ferramenta também beneficia empresários de Barreiras,
Camaçari, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, Porto
Seguro, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Vitória da
Conquista.
Wesley
Matos, presidente da Adm.Jr. da Universidade Estadual de Feira de Santana
(Uefs), também participou do encontro e já está usando a ferramenta. “Somos uma
empresa de consultoria e estamos utilizando o Radar para as pesquisas de
mercado que fazemos. A ferramenta tem nos ajudado bastante, até para termos uma
noção dos locais para aplicarmos questionários”, avalia.
Sexta de Oportunidades
Para
detalhar as informações do Radar e auxiliar o potencial empreendedor a montar
um planejamento e estruturar o seu modelo de negócio, o Sebrae em Feira de
Santana irá realizar, de abril a novembro deste ano, o programa Sextas de
Oportunidades. Serão encontros gratuitos toda sexta-feira, nos quais serão
realizadas oficinas para elaboração de planos de negócios e orientações
diversas, através da utilização do recurso Radar e também do método Canvas, que
analisa e desenvolve áreas estratégicas de um empreendimento. A partir do
Business Model Canvas ou “Quadro de Modelos de Negócios” o empreendedor será
estimulado a transformar ideias em negócios concretos.
Segundo
Renato Lisboa, A proposta é atender e orientar os potenciais empreendedores que
estão maturando a ideia de montar um negócio, tem algumas dificuldades e
precisam de mais informações sobre mercado e cenário, para que montem uma
empresa de forma mais viável. “A economia é dinâmica e o plano de negócios não
pode ser estático. Por isso, a metodologia Canvas é bem flexível”, explica.
Inscrições
As oficinas
terão início a partir da segunda quinzena de abril, a partir das 9h, com vagas
limitadas. Mais informações podem ser obtidas na sede da instituição,
localizada na Rua Barão do Rio Branco, 1225, Centro, ou pelo telefone 75
3221-2153.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia
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