Sob o olhar jornalístico e extrema sensibilidade feminina, a repórter Karla Maria percorre as periferias existenciais, em lugares distantes e nem sempre atraentes, para narrar histórias de vida que ninguém vê. A autora se põe no lugar das personagens para dar voz a relatos esquecidos e escondidos pelo Brasil afora.

Livro reúne histórias da vida real de mulheres em seus contextos

Lançada pela PAULUS Editora e escrita pela jornalista Karla Maria, com ilustrações de Rebeca Souza Venturini, a obra intitulada Mulheres extraordinárias reúne um conjunto de perfis, reportagens e histórias de algumas mulheres e suas realidades marcadas por diversos dramas sociais, raciais e morais. Relatos de lutas, superações, denúncias de maus-tratos, preconceitos e desespero. Desabafos emocionantes de fé e de conquistas. Tudo confiado à autora em meio a lágrimas e sorrisos.

Sob o olhar jornalístico e extrema sensibilidade feminina, a repórter Karla Maria percorre as periferias existenciais, em lugares distantes e nem sempre atraentes, para narrar histórias de vida que ninguém vê. A autora se põe no lugar das personagens para dar voz a relatos esquecidos e escondidos pelo Brasil afora.

Dividida por categorias, entre os temas; A luta da pele; violentadas pela vida; torturadas; filhas do meio-fio; “Cs” que inspiram; vidas abortadas e reconstruídas; refugiadas pela vida; vida fora dos trilhos; mestras e aprendizes; meninas que gostam de meninas (depoimentos anônimos); mulheres de fé e multiplicadoras do bem; o livro Mulheres extraordinárias convida o leitor a conhecer de perto, comoventes relatos do cotidiano.

São elas delicadas e fortes “Marias” que representam a face de tantas outras mulheres portadoras de dores e alegrias. Segundo Karla, o conteúdo toca a figura da mãe órfã, da mulher traficada, refugiada e freira ao lado de indígenas, negras, quilombolas; mulheres em situação de rua, que luta detrás das grades. Tem Mc Soffia, tem Mãe de Maio, Mãe da Sé. Tem meninas que gostam de meninas, mulheres que apanharam e recomeçaram, mulheres belas. Tem a Bela, a vida, a resistência, o grito. 



Tem Guadalupe, tem Maria, tem fé.

Neste contexto, a publicação é fruto de um apanhado de acontecimentos, experiências, que Karla Maria apurou ao longe de 15 anos de carreira como repórter. A autora não foge das realidades, pelo contrário, apresenta o mundo em que essas mulheres vivem e as realidades que enfrentam, o belo trabalho é resultado de longas conversas, longas caminhadas e observação do cotidiano delas, com uma apuração delicada e respeitosa.

Além disso, o livro também fala dos bastidores de algumas reportagens, aventuras pelos rincões do país, os dilemas e o medo que às vezes, segundo ela visita o fazer jornalismo.
Karla Maria é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo. Repórter das ruas, becos, rios e morros, da periferia que a TV não viu, não cobriu. Tem olhar sensível e apuração séria. É apaixonada pelo que faz. É Maria como estas que retrata em seu livro. Foi duas vezes premiada por reportagens especiais e se assume forjada, moldada por tanta vida que viu e morte que sentiu.

Rebeca Souza Venturini é designer e ilustradora formada pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e pós-graduada em Design Editorial pelo Istituto Europeo di Design, na mesma cidade, aliando sempre o digital mas sem deixar o lápis.

Ficha Técnica
Título: Mulheres extraordinárias
Autor: Karla Maria
Coleção: Avulso
Acabamento: Brochura
Formato: 15,5 cm x 21 cm
Páginas: 256
Áreas de interesse: Motivação



Fonte: Comunique-se