Saiba mais sobre um pioneiro da educomunicação no Brasil no início do
século XX
“Trabalhar
pela cultura dos que vivem em nossa terra
e
pelo progresso do Brasil.”
(Frase
criada por Roquette-Pinto para a 1ª emissora de rádio do Brasil)
Roquette-Pinto em
foto da Expedição que deu
origem ao livro
Rondônia, publicado em 1917
(Crédito: site da
Rádio Roquette-Pinto)
Há 60 anos, o
Brasil perdeu o pioneiro no uso da comunicação a serviço da educação. Foi
Edgard Roquette-Pinto que percebeu no uso do rádio uma possibilidade ímpar de
levar a educação muito mais longe. Professor de antropologia, médico e
sociólogo, ele conheceu a realidade do país ao integrar a Comissão do Marechal
Rondon, que adentrou o país, para instalar linhas telegráficas, fazer
mapeamentos da terra e os primeiros contatos com indígenas.
Posteriormente, na
Exposição Universal de 1922, realizada no Rio de Janeiro (RJ), se encantou com
a demonstração de rádio, feita por empresas americanas, o que o fez perceber,
nesse novo meio um excelente instrumento para transmitir educação e cultura
para todos os brasileiros, inclusive os que estavam mais distantes. O
“professor-comunicador” acreditava que, no Brasil, o rádio e o cinema deveriam
ser a “escola dos que não têm escola”.
Com esse propósito
funda a primeira emissora de rádio a transmitir com regularidade no Brasil, a
Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (atual Rádio MEC). Educação, cultura, ciência
e música erudita eram os conteúdos da emissora. Em 1934, cria a Rádio Escola
Municipal do Rio de Janeiro, rebatizada de Roquette-Pinto, que existe até hoje.
Foi ele que idealizou também o Instituto Nacional de Cinema Educativo (Ince)
com o propósito de produzir filmes destinados às escolas.
Nesse Informe NET Educação, além de ouvirmos Vera Roquette-Pinto, radialista e neta do saudoso professor, conversamos com três mestres sobre o tema da convergência da educação com a comunicação: o pesquisador da história das Comunicações e professor da Faap, Flavio Porto, o doutor em ciência da comunicação na ECA-USP, que atua na área da educomunicação, Marciel Consani, e doutor em educação e historiador formado pela USP, Renato Gilioli.
No áudio, é
perceptível a sintonia entre passado e presente, a partir da evolução do
conceito de radioeducativo até chegarmos ao uso das mídias como recurso para
criar cidadãos críticos nas escolas, com a educomunicação.
Edgard
Roquette-Pinto no comando
da Rádio Sociedade
do Rio de Janeiro
(Crédito: site da
Rádio Roquette-Pinto)
Links:
- Assista a
um filme dirigido por Humberto Mauro e narrado por Roquette-Pinto sobre a
ópera “O Escravo”
- Acesse à pesquisa
do doutor em educação, Renato Gilioli, “Educação e cultura no rádio brasileiro: concepções de radioescola em
Roquette-Pinto”
Créditos: Os áudios
utilizados nesta reportagem, por ordem de entrada, são: “Bachiana Brasileira Nº
5” (Heitor Villa-Lobos), interpretada por Bidu Sayão, “O Guarani” (Carlos
Gomes), depoimentos de Roquette-Pinto (extraídos do LP “Documentos Sonoros”,
produzido pela Editora Abril para a coleção “Nosso Século”), “Il Guarany –
Gentile di cuore” (Carlos Gomes), por Bidu Sayão, “Gitarrenkonzert” (Villa
Lobos), “FM Rebeldia” (Alceu Valença).
Fonte: NetEducação
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