Entre os dias 21 e 22, empreendedores
de Feira de Santana e região aprenderam sobre práticas sustentáveis sem
desperdício e meios de se posicionar melhor no mercado
Vívian Rodrigues
Criatividade
e capacidade técnica para lidar com o empreendimento e seus clientes foram
alguns pontos destacados durante o III Encontro Regional de Beleza e Estética,
realizado em Feira de Santana nos dias 21 e 22 de março. O evento resultou da
parceria do Sebrae com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a
Associação Comercial de Feira de Santana (Acefs).
Animada com
a realização do evento voltado para o setor em que atua, a empresária Sandra
Estrela afirmou que as apresentações superaram as suas expectativas. “Achei
muito interessante a questão da sustentabilidade, vi nisso um projeto que a
gente deve implantar no nosso segmento. O aspecto sensorial eu já venho implantando
no salão, mas adorei o que aprendi aqui, ouvi novas dicas e vou passar isso
para a frente, executando”, disse Sandra, que atua na área há mais de 30 anos.
Linguagem,
compreensão e consumo. Estes foram os temas da apresentação do designer José
Luiz de Paula Junior, mostrando como fatores sensoriais e emocionais contribuem
para a motivação de um cliente ao entrar no salão de beleza. “A postura diante
de algumas situações é o que determina a força da sua marca. O nome não tem
valor monetário, a marca, sim. E o que você faz com isso?”, questionou aos
participantes.
As oficinas
realizadas no segundo dia do Encontro também atraíram a atenção de
profissionais de Feira de Santana e região. Técnicas criativas de visagismo
foram apresentadas durante a manhã, quando os participantes puderam aprender o
conceito e a aplicação prática da técnica que objetiva oferecer ao cliente um
serviço customizado e adequado às suas expectativas. A tarde seguiu com a
apresentação de uma palestra sobre marketing e o relacionamento com os
clientes. E, por fim, soluções inovadoras do Sebrae foram detalhadas para os
participantes.
“É
importante o profissional saber e dominar esses conhecimentos, senão ele é
ultrapassado. Tudo que os palestrantes falaram aqui é uma realidade, é tudo que
o dono do salão precisa implementar para ter sucesso no futuro”, afirmou a
empresária Anna Reis, que trabalha há dez anos no segmento.
O técnico
do Sebrae, Luiz Eduardo Xavier, destaca a oportunidade de compartilhamento de
informações e o aprendizado proporcionado pelo Encontro, que integra o Sebrae
Conecta. Na oportunidade, ele mencionou os próximos passos para atuação junto
ao segmento. “Conquistamos um sucesso muito grande não só com o resultado das
palestras e oficinas, mas, principalmente, pela perspectiva de aplicarmos o
Método de Acompanhamento do Desempenho Empresarial (MEDE) com empresas do
segmento até janeiro de 2018”. A estimativa é acompanhar de 15 a 20 empresas e,
posteriormente, programar missão empresarial e consultorias.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia
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