O funcionamento
do Youtube, suas ferramentas, estratégias de programação, divulgação de canal e
a construção de uma base sólida de seguidores, tudo isso será explorado no
primeiro curso da programação de atividades do B_arco, um dos maiores centros
culturais do Brasil, que serão realizadas em Salvador entre abril e junho de
2017. Como criar e desenvolver um canal no Youtube, será ministrado
por Bruno Gael - graduado em Cinema e mestrando em Comunicação Audiovisual pela
Universidade Anhembi Morumbi - de 04 a 07 de abril, na Zona de Produção, no
bairro do Rio Vermelho, em Salvador/Bahia. As inscrições podem ser feitas
no site do B_arco (http://barco.art.br/salvador-ba).
Apresentação
A cada minuto, mais de 400 horas de vídeo são enviadas para o
Youtube. Com mais de um bilhão de usuários, o Youtube é o terceiro site mais
visitado do mundo, perdendo apenas para o Google e o Facebook. No Brasil, mais
de 150 canais Youtube já possuem mais de um milhão de inscritos. Em meio a
tanto conteúdo sendo criado diariamente, é necessário pensar em estratégias de
criação e distribuição para fazer um canal crescer. Esse curso é aberto a todos
os interessados e tem uma carga
horária total de 16 horas, divididas em quatro encontros.
Conteúdo
O advento da Internet e a emergência das
redes sociais ampliaram as possibilidades de integração social, o
compartilhamento de informações e a circulação de conteúdo multimídia,
potencializado pelo crescimento exponencial da banda larga nos últimos anos,
sobretudo na rede móvel. Estamos cada vez mais conectados, informados, móveis e
entretidos. Essa é a tendência hiper, que está transformando profundamente a
vida das pessoas e a maneira que elas se comunicam.
O Youtube, principal plataforma de vídeos
online do mundo, tem sido o grande agente democratizador do acesso a conteúdo
em vídeo na Internet, permitindo que qualquer pessoa, através de ferramentas
próprias desenvolvidas pelo site, publique e distribua seu conteúdo no ambiente
online da mesma forma que os grandes produtores. Com isso, o Youtube deixou se
ser somente um depositório de vídeos amadores, tornando-se parte importante da
cadeia audiovisual atual ao se estabelecer como um potente meio de distribuição
de conteúdo e como destino de entretenimento.
Segundo o estudo “Video Viewers – Como os
brasileiros consomem vídeos”, feito com exclusividade pela consultoria
Provokers, para o Google, 67% das pessoas assistem a vídeos na web – e o maior
canal usado para isso é o YouTube. O aumento do consumo de vídeos na internet
reflete a grande transformação que a tecnologia tem promovido em nossa vida.
Segundo o relatório anual da Cisco publicado em 2015, o conteúdo de vídeo foi
responsável por 64% de todo tráfego de internet no ano de 2014, e em 2019 será
de mais de 80%. Esta pesquisa revelou ainda que cerca de 3,9 bilhões de pessoas
terão acesso a Internet e o número de dispositivos conectados será três vezes
maior do que a população global.
Hoje, por minuto, são carregadas mais de 400
horas de conteúdo e o Youtube já soma mais de um bilhão de usuários, quase um
terço dos usuários da Internet. Tamanha expressividade está relacionada
diretamente ao fato do Youtube ser essencialmente uma experiência social, ao
absorver todas as características que definem a cultura participativa. Os
usuários participam ativamente na criação de conteúdo, comentam, “curtem”,
recomendam vídeos e seguem canais de diferentes seguimentos, criando assim, um
espaço altamente integrado entre produtores e usuários através de comunidades
temáticas que interagem em torno de assuntos específicos.
Com base em todas essas informações, fica
claro que a partir da criação do Youtube e o constante desenvolvimento da
plataforma, guiada pelo comportamento dos próprios criadores e usuários, foi se
estabelecendo um novo gênero audiovisual que tem como característica principal,
o contato direto com o público. Os vídeos produzidos para o Youtube apresentam
algumas “características específicas como: duração, modo de produção, meio e
modo de circulação, assuntos que serão abordados no curso.
Cronograma
1º
DIA: INTRODUÇÃO
·
Integração com alunos e apresentação do curso
·
Criadores/Influenciadores – Mercado de vídeos online e criação de conteúdo em
vídeo
·
O Youtube – A evolução
do Youtube e a importância da plataforma nos dias de hoje
·
Ferramentas – Recursos disponíveis para criadores de conteúdo
·
Criadores/Influenciadores – Mercado de vídeos online e criação de conteúdo em
vídeo
·
Web 2.0 e Cultura Participativa – Comportamento do consumidor/criador
de vídeos atual
·
Viewers, Fãs e Comunidade – Conceitos e estratégias de conversão de usuários comuns
para fãs
2º
DIA: PLATAFORMA E IDENTIDADE VISUAL
·
Affordances e Gêneros – Novas práticas e tipos de canais
·
Vídeos, canais e playlists – Como funciona os três principais elementos do
Youtube
·
Relevância – O que faz um vídeo ser mais relevante que outro
dentro do Youtube
·
Sessão de exibição – O que é o tempo de sessão e como aumentá-lo
·
Design – Como acertar o visual de seu canal e promove-lo
dentro e fora do Youtube (miniaturas, arte do canal, descrição, palavra-chave…)
·
Branding – Como construir uma marca consistente
3º
DIA: MONETIZAÇÃO & SEO
·
SEO – O que é?
·
Ranking – Como subir no ranking de buscas do Youtube/Google
·
Google Analytics – Como utilizar a ferramenta de métricas do Youtube e
como ela pode trazer melhorias para o canal
·
Monetização – Como é possível gerar renda com vídeos online
·
Google Adsense – Entendendo a plataforma de repasse de rendimentos
4º
DIA: ESTUDOS DE CASO E CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA
·
[ESTUDOS DE CASO]
·
Conteúdo Multiplataforma (Twitter, Instagram,
Facebook, Snapchat) –Como a utilização de
outras redes sociais podem ajudar a impulsionar o conteúdo criado e como
utiliza-las da melhor maneira
·
Dicas úteis para criadores – Aplicativos, programas e sites úteis para criadores
de conteúdo
·
Estratégias para desenvolvimento de canais do
Youtube – Fundamentos para criar uma estratégia
eficiente para um canal
Sobre Bruno Gael:
Bruno Gael é graduado em Cinema e mestrando em Comunicação
Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi. Desde 2011 desenvolve trabalhos
no campo audiovisual para internet, além de dirigir e roteirizar vídeos e
curtas-metragens. Aliando sua experiência prática e acadêmica, desenvolve
pesquisas sobre Youtube, plataformas digitais e comportamento do público, além
de ministrar cursos e palestras sobre o tema em diversas instituições. Este
ano, participa de dois grandes eventos nacionais: o XXXIX INTERCOM - Congresso
Brasileiro de Ciências da Comunicação na ECA/USP e o YOUPIXCON, o maior evento
sobre conteúdo digital do país.
O que é o B_arco?
O B_arco é um centro cultural contemporâneo, criado para
integrar as diferentes áreas da cultura. Um espaço de pesquisa, reflexão e
criação que há 10 anos investe no desenvolvimento do conhecimento em seus mais
diversos segmentos. Potencializa as possibilidades de expressão dando suporte
à criação artísticas e intelectual produzida em seus núcleos de pesquisa, e
promove o intercambio permanente entre publico, artistas, técnicos e agentes
culturais.
Com
trabalho reconhecido no universo do audiovisual, artes cênicas, artes visuais e
literatura, o centro cultural traz para a Salvador seus consagrados cursos
livres, oficinas e master classes para criadores e produtores de todas as áreas
culturais, incluindo novas mídias e conteúdo para internet. A programação de
cursos, workshops e master classes que o B_arco realizará na cidade, tem como
objetivo estreitar ainda mais o diálogo com outras regiões, aprofundar o
intercâmbio de conhecimentos e experiências culturais e humanas, afim de
aprimorar o potencial técnico e criativo de todos os envolvidos e dinamizar
processos de criação e produção do audiovisual.
O projeto é uma parceria do centro cultural com a Zona de
Produção, produtora de cinema do diretor baiano João Gabriel.
Programação
Completa dos cursos em Salvador
·
Como criar e desenvolver um canal no Youtube
Professor: Bruno Gael / Data: 04 a 07 de abril
·
Criação e direção de formatos televisivos de “não ficção”
Professor: Sebastián Gadea / Data: 28 a 30 de abril
·
A Direção de Fotografia
Cinematográfica
Professor: Lauro Escorel / Data:
15 a 17 de maio
·
Curso de Roteiro de Série de
Televisão
Professora: Julia Priolli / Data: 05 a 09 de junho
Professora: Julia Priolli / Data: 05 a 09 de junho
Sobre
Jiddu Pinheiro
Fundador
do Centro Cultural B_arco
Nascido
em Belém do Pará, em 1976, o ator, diretor, roteirista e produtor cultural, Jiddu
Pinheiro - formado Pelo Teatro Escola Célia Helena e pelo (CPT) Centro de
Pesquisa Teatral - fundou o Centro
Cultural B_arco, em 2006. De lá para cá, tem realizado centenas de cursos
livres, oficinas e eventos culturais dos mais diversos: Mostras de cinema,
fotografia e dança; exposições de arte, festivais de música e literatura. Em
mais de 10 anos de atividades o B_arco se tornou um espaço de referencia
nacional por seus núcleos de pesquisa nas áreas de audiovisual, novas mídias,
atuação e literatura.
Em
22 anos de carreira, Jiddu Pinheiro atuou em obras de teatro como Os Sete
Afluentes do Rio Ota (2004), dir. Monique Gardenberg, Ricardo III (2006), dir.
Jô Soares, dentre outras. Atuou nos longas-metragens Falsa Loura (2007), de
Carlos Reichenbach; Hotel Atlântico (2008), de Suzana Amaral; O Uivo da Gaita (2010),
de Bruno Safadi; Animal Cordial (com estréia em 2017), dir. de Gabriela Amaral
Almeida, entre outros. Em 2016 fez sua estréia como roteirista e co-diretor em La
Vingança.
Serviço
Curso:
Como criar e desenvolver um canal no Youtube
Professor:
Bruno Gael
Data:
De 04 a 07 de abril
Carga
horária : 16h (4 encontros)
Horários:
Terça a sexta, das 19h
às 23h
Local:
Zona de Produção
Endereço:
Rua Ilhéus 258 – Rio Vermelho, Salvador-BA
Fonte:
Assessoria de Imprensa: MC Comunicação Integrada
Contato:
Mônica Carvalho (71) 99985-2190
Perfis
dos responsáveis pelo projeto em Salvador
- João Gabriel – Diretor da Zona de Produção
Nascido em Vitória da Conquista,
João Gabriel construiu uma sólida carreira como diretor de publicidade, sem
perder o foco na dramaturgia. Dirigiu diversos curtas, entre eles: “Acorda
Povão” (2012), “Gotas de Amor no Ócio” (2012) e “Isto não é o fim” (2011) – o
último premiado como melhor filme pelo júri da crítica no Cine-PE e melhor
filme, diretor, ator, direção de arte e trilha sonora no Festival Guarnicê de
Cinema, selecionado para o Festival do Rio e Festival de Toronto do Cinema Brasileiro. Neste mês de março, de
2017, João Gabriel estreou o seu primeiro longa-metragem, o filme Travessia, em
cartaz nos melhores cinemas do Brasil.
Através
da sua produtora, a Zona de
Produção, o jovem cineasta traz para Salvador atividades de um dos
principais centros culturais do país, o B_arco.
Na programação, consagrados cursos voltados para o mercado de audiovisual,
oficinas e master classes para criadores e produtores de todas as áreas
culturais, incluindo novas mídias e conteúdo para internet.
-
Jiddu Pinheiro: Fundador do B_arco Centro Cultural
Nasceu em Belém do Pará em 1976. Ator,
diretor, roteirista e produtor cultural, formado Pelo Teatro Escola Célia
Helena e pelo (CPT) Centro de Pesquisa Teatral, coordenado por Antunes Filho.
Em 22 anos de carreira em obras de teatro como Os Sete Afluentes do Rio Ota (2004) dir. Monique Gardenberg, Ricardo III (2006) dir. Jô Soares,
entre outras. Atuou nos longas-metragens Falsa
Loura (2007), de Carlos Reichenbach; Hotel
Atlântico (2008); de Suzana Amaral, O Uivo da Gaita (2010), de Bruno
Safadi; Animal Cordial (com estréia
em 2017), dir. de Gabriela Amaral Almeida, entre outros. Em 2016 fez sua
estréia como roteirista e co-diretor em La
Vingança.
Em 2006, fundou o Centro Cultual B_arco, onde tem realizado centenas de cursos
livres, oficinas e eventos culturais dos mais diversos: Mostras de cinema,
fotografia e dança; exposições de arte, festivais de música e literatura. Em
mais de 10 anos de atividades o B_arco
se tornou um espaço de referencia nacional por seus núcleos de pesquisa nas
áreas de audiovisual, novas mídias, atuação e literatura.
- Bruno Gael - Professor
- Ministrará o curso COMO CRIAR E DESENVOLVER UM CANAL NO YOUTUBE:- (http://barco.art.br/como-criar-e-desenvolver-um-canal-no-youtube-salvador-ba/)
Bruno Gael é graduado em
Cinema e mestrando em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi
Morumbi. Desde 2011 desenvolve trabalhos no campo audiovisual para internet,
além de dirigir e roteirizar vídeos e curtas-metragens. Aliando sua experiência
prática e acadêmica, desenvolve pesquisas sobre Youtube, plataformas digitais e
comportamento do público, além de ministrar cursos e palestras sobre o tema em
diversas instituições. Este ano, participa de dois grandes eventos nacionais: o
XXXIX INTERCOM - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na ECA/USP e o
YOUPIXCON, o maior evento sobre conteúdo digital do país.
Sobre o Centro Cultural
B_arco (http://barco.art.br/)
O
B_arco é um centro cultural contemporâneo, criado para integrar as diferentes
áreas da cultura. Um espaço
de pesquisa, reflexão e criação que há 10 anos investe no desenvolvimento do
conhecimento em seus mais diversos segmentos. Potencializa as possibilidades de
expressão dando suporte à criação artísticas e intelectual produzida em seus
núcleos de pesquisa, e promove o intercambio permanente entre publico,
artistas, técnicos e agentes culturais.
Com
trabalho reconhecido no universo do audiovisual, artes cênicas, artes visuais e
literatura, o centro cultural traz para a Salvador seus consagrados cursos
livres, oficinas e master classes para criadores e produtores de todas as áreas
culturais, incluindo novas mídias e conteúdo para internet. A programação de cursos, workshops e master
classes que o B_arco realizará na cidade, tem como objetivo estreitar ainda
mais o diálogo com outras regiões, aprofundar o intercâmbio de conhecimentos e
experiências culturais e humanas, afim de aprimorar o potencial técnico e
criativo de todos os envolvidos e dinamizar processos de criação e produção
do audiovisual.
Tags:
Informação