Livro barato é no SubMarino

8 de fev. de 2017

Museu de arte de Nova Iorque libera mais de 400 livros para download

Os quadros que compõem os museus pelo mundo carregam por trás grandes movimentos artísticos. Eles formam a história da arte, mas também nos contam muito sobre o passado do mundo, sobre o contemporâneo e nos levam ao irreal. O Metropolitan Museum of Art, um dos maiores museus de Nova Iorque, disponibilizou para o público mais de 400 livros de arte para download gratuito ou para serem lidos online.

O acervo pode te ajudar a entender quem são os grandes nomes, suas biografias, e fornecem um material crítico sobre os movimentos. Todas as obras liberadas foram publicadas entre 1964 e 2013, e citam figuras como Pablo Picasso, Georgia O’Keeffe, John Singer Sargent e Utagawa Hiroshige.
A busca é feita pelo nome do autor, nome da obra, nome do artista ou palavras-chaves. É possível escolher por temática ou um departamento específico do museu. Para acessar, clique aqui.

A iniciativa de criar uma biblioteca digital sem fins lucrativos começou em 1996 por parte do museu com a digitalização das coleções para que o conteúdo se tornasse de conhecimento de todos. O acesso será livre permanentemente e deve aumentar seu espaço ao longo dos anos.
Imagens

O museu já havia liberado para consulta pública mais de 400 mil imagens digitais, a maioria em alta resolução. São milhares de fotografias e peças de coleções medievais. A única orientação é que elas não sejam usadas para fins comerciais. O mesmo vale para os livros.
Sobre o museu

Fundado em 1870, o Metropolitan Museum of Art tem um acervo dividido em dois grandes andares sobre pintura Européia, arte antiga, esculturas, arte da Oceania, África, Américas, Estados Unidos da América e fotografia. Destaca-se obras de Van Gogh, Pablo Picasso e Claude Monet, totalizando mais de 16 mil peças de arte.
Rankings mundiais elegeram o espaço como o museu número um do mundo, sendo também o mais visitado da cidade.
O local fica em frente ao Central Park, na 1000, Fifth Avenue com 82nd Street, e tem uma área externa de tirar o fôlego por conta da vista. Caso você tenha a sorte de ir até Nova Iorque, reserve pelo menos uma manhã para visitar o espaço. O ingresso custa cerca de R$ 25, podendo variar de acordo com o preço do dólar. O recomendado é comprar antes pela internet para evitar filas, que costumam ser longas. Ele fica aberto todos os dias da semana.
Outros museus que você também pode conhecer: Museu de História Natural e Planetário, Guggenheim, Lincoln Center for the Perfoming Arts, Morning Side Park, Whitney Museum. As dicas anteriores também valem para esses: reserve uma manhã e compre ingresso antecipado.
Postado por: Sylvia Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui