Foi a partir de uma experiência pessoal que Guilherme Bastos Neto, estudante de Sistema de Informação (SI) da UNIFACS em Feira de Santana, teve a ideia de criar o ‘Autástico’, aplicativo para smartphones e tablets dedicado a crianças com autismo. Pai de dois filhos, Doni, de 9 anos, autista, e João Guilherme, de 5 anos, neurotípico, o estudante sempre observou com atenção o interesse dos filhos por jogos eletrônicos. Após um evento de tecnologia realizado pela Universidade em 2014, e incentivado pelo professor Gledston Carneiro, orientador de seu Trabalho de Conclusão de Curso da graduação, Guilherme começou a desenvolver o aplicativo.

Lançado em setembro, o ‘Autástico’ é dedicado a crianças autistas de 2 a 5 anos, podendo ser usado também por crianças neurotípicas, ou seja, que não são autistas. Segundo Guilherme, o aplicativo tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento dessas crianças, de forma lúdica, interessante e divertida, trabalhando coordenação motora, desenvolvimento cognitivo, emoções, expressões faciais, além de formas e cores básicas.
Gratuito e de fácil usabilidade, o aplicativo está disponível na plataforma Android e já soma mais de 1.000 downloads na PlayStore, um dos canais em que está sendo disponibilizado. O ‘Autástico’ foi inteiramente desenvolvido por Guilherme após um ano de pesquisa e de consultas a pedagogos e médicos especialistas. Além de criar o sistema, o estudante foi também designer do projeto, desenhando e executando toda a parte gráfica do aplicativo. Além da PlayStore, está disponível também nas lojas AppBrain, SlideMe, Itch.io, Playboard.me, Indie Game Stand e AppsZoom.




Fonte: Unifacs
0 Comentários
Comente aqui