![]() |
Foto: Administradores,Com |
Escolher uma carreira vai muito além dos testes vocacionais, é necessário avaliar diversos fatores. Veja 5 dicas para escolha da carreira:
1) Gostar
É comum que aqueles que estão optando por uma carreira pensem em quanto de ganho aquele segmento traz. Entretanto, esse não pode ser o primeiro critério para que uma carreira seja estabelecida. Na verdade, quando se decide uma carreira, o que se deve considerar primeiro é: eu gosto daquilo?
A afirmação de que os indivíduos passam boa porcentagem de todos os seus anos no trabalho é real. Muitos atuam de segunda a sábado. Aqueles que são autônomos, eventualmente, têm carga maior que 8 horas. Dessa forma, é vital que o segmento que o indivíduo escolher seja, de verdade, apreciado.
2) Quem trabalha?
Alguns têm muito apreço por determinada área, mas não a conhecem na realidade. Tomando a Medicina como uma ilustração: muitos desejam cursa-la porque apaixonam-se por conta de alguma série; entretanto, como é a Medicina? Para que um segmento seja conhecido além da sua eventual parte glamourosa é vital conversar com um profissional da área.
3) E os pais?
É claro que é o indivíduo quem define, efetivamente, a carreira. No entanto, os pais podem apresentar algumas opiniões e mesmo experiências que te auxiliarão. Importante esclarecer que, ao falar “pais”, pode-se estender aos amigos e a qualquer outro membro. Vital é que esse indivíduo que está decidindo a carreira possa conhecer o posicionamento daqueles que estão em seu círculo de convivência e confiança. Além disso proporcionar maior firmeza quando essa carreira for decidida, essas opiniões também ilustram outras possibilidades.
4) Ler
Além de conversar com aqueles que estão nesse segmento e de saber o que os pais e outros indivíduos importantes pensam, é imprescindível que leia sobre o assunto e que procure referências sobre aquela carreira. Existem variados artigos, entrevistas e vídeos, os quais se pode compreender o cotidiano de diferentes carreiras.
5) Finanças
A remuneração não pode ser a razão para um indivíduo estabelecer uma carreira. No entanto, é certo que ele deve conhecer as condições financeiras, por exemplo: para que um profissional x possa alcançar tal vencimento, ele deve estudar Y. Se um segmento é, efetivamente, o interesse, mas ele não proporciona rendimentos, uma indicação é buscar um setor alternativo e deixar aquele que se aprecia como algum hobby ou então um complemento.
Fonte: Canal do Ensino
0 Comentários
Comente aqui