20 de out de 2016


A plataforma do Google ajuda as pessoas a localizar livros, artigos e teses dos mais diversos autores
Olá, pessoal!
Muito além de uma plataforma de buscas, o Google funciona como um complexo de utilidades, que tem diversos produtos e sistemas que prometem facilitar as nossas vidas diariamente. Entre mapas, notícias, sistemas operacionais e pesquisas, um dos destaques da empresa é o Google Acadêmico, lançado em 2004.
Também conhecido como Google Scholar, ele funciona como a plataforma tradicional e reúne diversas fontes em um só lugar, mas oferece ferramentas específicas para que as pessoas encontrem artigos científicos, citações, teses de mestrado, livros e resumos.
O serviço ainda permite que o usuário reúna os conteúdos preferidos em subseções, como “Minhas Citações” e “Minha biblioteca”. Além disso, é possível armazenar os seus próprios artigos e resumos na sua biblioteca ou na web, deixando-os para consulta de outras pessoas.
Para usar o Google Acadêmico, é preciso acessar primeiramente o site e digitar o título do livro ou do artigo que deseja buscar. Assim como na plataforma tradicional, é possível filtrar os resultados, aumentando a precisão da ferramenta. Além disso, por meio de um painel localizado na tela inicial e à esquerda da tela de resultados, o usuário pode delimitar um período de tempo da publicação, alterar a classificação dos resultados e também escolher o idioma.

Busca avançada

O método Busca Avançada permite encontrar resumos e livros de forma mais precisa, já que exige dados específicos, como nome do autor, data de publicação, palavras-chave, em qual veículo ou editora o item foi publicado, dentre outros. Basta preencher um ou mais campos e aguardar a busca pelo resultado.
No caso de resumos, é possível fazer a busca pelo título e, posteriormente, refinar para “incluir citações”. Dessa forma, é mais fácil encontrar apenas resenhas sobre o tema, sem que o conteúdo completo apareça muitas vezes na pesquisa.

Professores indicam uso da ferramenta

Muitos professores tem apostado no uso da ferramenta dentro e fora da sala de aula. Isso porque é uma maneira de incentivar o hábito da leitura, cada vez mais raro devido ao avanço das redes sociais e da tecnologia. De forma simples, rápida e gratuita, os alunos podem encontrar edições completas dos mais diversos livros – dos atuais aos mais antigos. Em alguns casos, inclusive, o usuário pode baixar gratuitamente e começar a leitura ali mesmo, na tela do computador ou do tablet.
Outro benefício trazido pelo Google Acadêmico está relacionado à criação de alertas, que permite que o usuário seja alertado toda vez que um artigo, livro ou resumo de determinado tema for adicionado à plataforma. Ótimo para quem está fazendo trabalhos escolares.
Essa facilidade tecnológica, no entanto, deve ser acompanhada de perto por pais e professores. É preciso ter cuidado para que os alunos não utilizem a ferramenta somente para procurar resumos, com o objetivo de burlar a leitura obrigatória para vestibular e provas escolares. Nesse caso, o ideal é explicar a importância dos livros e do conteúdo inserido neles, a fim de evitar que isso aconteça.
E você, o que acha da plataforma?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!