![]() |
Secretário estadual de cultura da Bahia, Jorge Portugal | Foto: Jefferson Vieira |
A abertura da 10ª Primavera de Museus que ocorreu ontem (20) pela manhã no Palácio da Aclamação, em Salvador, foi marcada por chamamento do secretário de Cultura (SecultBA), Jorge Portugal, para que a sociedade conheça a amplitude das ações da secretaria na área museológica da Bahia. “É fundamental que a população saiba as instituições de direito público e privado que recebem recursos do Estado através do Fundo de Cultura da Bahia”, destacou Portugal para um público de 150 pessoas no saguão do palácio. O secretário lembrou que, além dos museus estaduais, como o MAM (Museu de Arte Moderna), MAB (Museu de Arte) e Palacete das Artes, a SecultBA também apoia financeiramente outros equipamentos como o Museu da Misericórdia da Santa Casa, a Fundação Casa de Jorge Amado e Museu Costa Pinto, todas instituições privadas, via Fundo de Cultura (acesse:http://goo.gl/SnpQSZ). “Com isso, o Estado apoia dezenas de instituições e museus públicos e privados na Bahia”, afirmou Portugal.
A continuidade da campanha #MusEuCurto até o verão de 2017 também foi anunciada pelo secretário. “Com a campanha no ano passado (2015) e a Semana de Museus em maio deste ano, aumentamos em 60% a frequência dos museus”, afirma Portugal. Além de dirigentes, artistas, museólogos e técnicos estaduais, a solenidade reuniu estudantes secundaristas, adolescentes e adultos da Associação de Pais e Amigos de Pessoas Portadoras de Deficiência (Apabb). Eles deram um tom emotivo à cerimônia, pois abraçavam espontaneamente todos os presentes, sendo retribuídos com entusiasmo. Após a abertura, os portadores de deficiência ajudaram o secretário Jorge Portugal a plantar 20 mudas de palmeiras imperiais no Passeio Público, em comemoração à estação da Primavera que se inicia nesta quinta-feira (22). O evento iniciou o Cinquentenário do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) que só termina em setembro de 2017, com ações e projetos anunciados a cada mês.
ECONOMIA DA CULTURA – Vinculado à SecultBA, o IPAC administra os museus estaduais. “Iniciamos o plantio de 250 mudas de árvores, com 20 palmeiras imperiais no Passeio, 30 mudas de bambu adulto no Palacete das Artes e 200 árvores frutíferas no Parque Castro Alves, em Cabaceiras, na antiga fazenda onde o poeta nasceu e que hoje é um museu”, explicou o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira. O dirigente comentou depois sobre o Aplicativo do Patrimônio da Bahia para o Google Maps (confira: http://goo.gl/um01XL) lançado pelo instituto, e fez apresentação do parque imobiliário do IPAC no Centro Histórico de Salvador. A doação das árvores foi iniciativa da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) e a Caetá Ambiental.
A Primavera de Museus é nacional e acontece há 10 anos coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura, até o dia 25 de setembro, em todo o país. Neste ano, a temática é ‘Museus, Memórias e Economia da Cultura’, e já congrega 753 museus que oferecem mais de duas mil atividades. Na Bahia, a comemoração se prolonga até o final da estação, em 21 de dezembro. Na programação, filmes, exposições, visitas mediadas, seminários, palestras, oficinas e cursos, dentre outras ações (ABAIXO). “Os museus do IPAC têm acesso gratuito de terça-feira à domingo, sempre no turno da tarde”, disse o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira. (confira:www.ipac.ba.gov.br/museus).
Hoje (21), das 10h às 14h, no Pelourinho, a diretoria de Museus (Dimus) do IPAC realiza a ‘2ª Feira de Economia Solidária’ no colégio Azevedo Fernandes (Praça José de Alencar, 11). Realizam-se trocas de itens doados pelo público utilizando o ‘Pelô’ (moeda social). Os itens são trocados pelo ‘Pelô’ noSolar Ferrão, museus Abelardo Rodrigues, Tempostal e Udo Knoff no Pelourinho, além do Palácio da Aclamação. Informações: (71) 3117-6445. Assista: http://goo.gl/HriC4J. Acesse: www.ipac.ba.gov.br, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.patrimonio’. Programação completa e atualizada: http://dimusbahia.wordpress.com.
PROGRAMAÇÃO
2ª FEIRA EDUCATIVA – ECONOMIA SOLIDÁRIA NOS MUSEUS
21/09, das 10h às 14h, será realizada a “2ª Feira Educativa - Economia Solidária nos Museus” no Colégio Estadual Azevedo Fernandes (Praça José de Alencar, 11 – Pelourinho). O objetivo da ação é: a partir da troca de itens doados pelo público e da utilização do "Pelô" (Moeda Social criada para o evento), possibilitar uma experiência prática aos participantes, promovendo a difusão de outra forma de desenvolvimento possível, mais social e sustentável. No evento poderão ser encontrados itens como roupas, sapatos, artesanatos, além de cadernos, agendas, carteiras e outros objetos produzidos em oficinas realizadas pelos espaços Dimus, em parceria com alunos do Colégio Estadual Azevedo Fernandes. As oficinas trabalharam o conceito de economia solidária, utilizando materiais reutilizáveis como matéria-prima para a criação das peças.
A ação funciona dessa forma: o público é convidado a juntar artigos que queira doar, em bom estado de conservação; as doações devem ser feitas nos Postos de Coletas (museus participantes, LabDimus e Palácio da Aclamação); no posto de coleta, haverá um responsável pela triagem dos itens doados e emissão da moeda de troca (para cada item de troca, o participante receberá 01 Pelô); a realização de trocas do Pelô por itens será no dia 21/09, durante a feira.
As doações já podem ser feitas no Solar Ferrão/Abelardo Rodrigues (Rua Gregório de Matos, 45), Tempostal (Rua Gregório de Mattos, 33), Udo Knoff (Rua Frei Vicente, 3), LabDimus (Rua Gregório de Mattos, 39, subsolo) – todos localizados no Pelourinho - e Palácio da Aclamação (Av. Sete de Setembro, 1330, Campo Grande).
PALÁCIO DA ACLAMAÇÃO
19/09 – 9h às 12h: Oficina de Pinhole. Ministrada por Eduardo Moleiro, responsável pelas ações do setor educativo do Museu Tempostal. A oficina irá ensinar o conteúdo teórico para a construção das câmeras pinhole, que resultam de um processo artesanal no qual se dispensa a utilização de lentes. Em seguida, será ensinado um passo-a-passo da técnica e, por último, a revelação das fotografias produzidas. Com disponibilidade de 26 vagas, podem participar da atividade jovens e adolescentes a partir dos 12 anos.
19/09 – 14h às 17h: Oficina de Mosaico de Azulejos. O objetivo da atividade, ministrada pela oficineira Geisiane Cordeiro, é proporcionar a experimentação de materiais artísticos, estimulando a criatividade, a percepção estética, o desenvolvimento sensório-motor e cognitivo através das imagens de referências do acervo e das experiências dos participantes, fazendo uma relação entre a arte e a vida e compartilhando as produções, além de conhecer a história do mosaico e sua importância na história e na arte em diferentes épocas no mundo. Com disponibilidade de 20 vagas, a oficina promovida pelo Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica é direcionada a jovens a partir de 15 anos, devido à utilização de materiais cortantes.
22/09 – 9h às 12h: Oficina de Fotografia. Ministrada pelo oficineiro Emerson Alan, integrante do Labdimus (Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura), a atividade busca proporcionar o exercício do olhar fotográfico, o conhecimento básico dos princípios da fotografia e realizar experimentos fotográficos utilizando um dispositivo móvel (celular). A parte teórica irá apresentar os princípios básicos do surgimento da fotografia e o uso da fotografia como linguagem documental e artística. Já na parte prática, será trabalhado o exercício fotográfico a partir dos conhecimentos teóricos estudados anteriormente. Com disponibilidade de 22 vagas, podem participar da atividade jovens e adolescentes a partir dos 14 anos.
22/09 – 14h às 16h: Oficina de Flores Decorativas. A atividade será ministrada por Roselane Evangelista, colaboradora do Centro Cultural Solar Ferrão, e tem como proposta estimular o desenvolvimento de habilidades manuais, visando dar novo significado ao valor da arte através do uso de materiais recicláveis encontrados no cotidiano. Com disponibilidade de 20 vagas, podem participar da atividade jovens e adolescentes a partir dos 12 anos.
23/09 – 09h às 12h / 14h às 16h: Oficina de Flores e Contação de Histórias. A ação, promovida pelo Núcleo de Articulação da DIMUS, tem como objetivo desenvolver a linguagem oral das crianças participantes, além de estimular o gosto pela leitura e promover a interação museu-escola através da realização de atividades lúdicas. A programação terá início com a Contação de Histórias, que irá trabalhar com a temática do patrimônio, seguida da Oficina de Confecção de Flores, que serão criadas com a utilização dos materiais papel de seda e papel crepom. A atividade conta com a disponibilidade de 30 vagas por turno.
CENTRO CULTURAL SOLAR FERRÃO
21/09 – 09h30 às 10h: Desfile de instrumentos tradicionais com a Orquestra Museofônica. A ação percorrerá as ruas do Centro Histórico, tendo como ponto de partida o Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho).
Visitação: segunda a sexta, de 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h
Entrada: grátis
Rua Gregório de Matos, 45 - Pelourinho, Salvador (BA)/ (71) 3116- 6743
MUSEU UDO KNOFF DE AZULEJARIA E CERÂMICA
22/09 – 14h às 16h: Oficina de produção de caixa porta-trecos no Museu Udo Knoff (Rua Frei Vicente, Pelourinho). A atividade tem como objetivo ensinar aos participantes as técnicas para a confecção de caixas porta-trecos, a partir da utilização de materiais recicláveis.
Visitação: segunda a sexta, de 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h
Entrada: grátis
Rua Frei Vicente, 03, Pelourinho - Salvador (BA) / (71) 3117-6389
MUSEU DE ARTE DA BAHIA
24/09 – 14h: O Museu de Arte da Bahia comemora 10ª Edição da Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM - em todo o território nacional, inaugurando às 14h, na Varanda do Casarão, a Feira Agroecológica para adultos e crianças. A feira agrega oficinas, palestras, debates sobre agroecologia e noções de alimentação saudável, em parceria com o projeto Redemoinho. No mesmo dia, o Setor Educativo do MAB realiza Oficinas de Plantio e afins para crianças e adultos e faz "Mediação" especial na coleção "Madeiras do Brasil" do acervo do Museu.
29 de setembro - 17h: O palestrante Joaquim Mendes de Souza Neto, vai abordar o tema: "Meio ambiente uma visão holística".
MUSEU DE ARTE MODERNA
25/09 Contação de Histórias, às 16h
Tema: Obra ‘Menina com Flores’ da Artista Djanira
Ministrante: Educativo MAM
25/09 Pinte no MAM
Tema: Primavera
Ministrante: Maninho
Oficina de Litogravura – Prof. Renato Fonseca
Data: terças e quintas
Horário: 14h às 17h
Local: Espaço das Oficinas do MAM
Oficina de Cerâmica – Profa. Betânia Vargas
Data: terças e quintas
Horário: 9h às 12h
Local: Espaço das Oficinas do MAM
Oficina de Xilogravura – Prof. Florival Oliveira
Data: segunda a sexta
Horário: 14h às 17h
Local: Espaço das Oficinas do MAM
EXPOSIÇÕES EM CARTAZ
CASARÃO - 40 Anos de Linguagem Contemporânea no MAM-BA
CAPELA - Templo de Oxalá - Rubem Valentim
Dias / horários: terça a domingo das 13h às 18h
FINAIS DE SEMANA
· SÁBADO
-JAM NO MAM – a partir das 18h. Estacionamento inferior
· DOMINGO
- Pinte no MAM – a partir das 15h – pátio das mangueiras
- MAMedita – a partir das 16h – estacionamento inferior
PALACETE DAS ARTES
Durante a 10ª Primavera de Museus, o público poderá conferir três exposições no Palacete das Artes. Na Sala Contemporânea, a exposição "Janelas Urbanas", de Waldo Robatto, estão 40 telas que retratam a cidade, o movimento das pessoas e o vai e vem no dia a dia de quem convive com as diversas intervenções do espaço urbano e geográfico. No segundo pavimento, “Quase Real...”, do psicólogo e fotógrafo Paulo Mittelman, apresenta 65 fotografias com temáticas variadas de natureza, gente, visões e imagens construtivistas. E na Galeria Mansarda, “6 Olhares”, sob a curadoria de Waldo Robatto, exibe trinta obras dos artistas Cris Muiños, Leda Margarida, Teca Abbehusen, Terezinha Teixeira, Vanessa Ferreira e Zuzo Marini, com temas ligados a natureza, animais, cidade, além do comportamento das pessoas, olhares e estéticas urbanas.
De 23 a 25 de setembro, mais de seis mil orquídeas de espécies híbrida e nativa, além de cerca de 100 espécies de bonsai, estarão à disposição nos jardins do Palacete das Artes. No encontro, das 10h às 19h, terá oficinas gratuitas sobre cultivo de orquídeas e bonsai, apresentadas pelos mestres João Frigo e Sérgio Bittencourt. Os visitantes que cultivam orquídeas e outras plantas podem trazê-las e compartilhar experiências sobre o cultivo. O bazar de cerâmicas do museu, especial “Natureza”, também marcará presença na feira com mais de 500 peças em cerâmica.
Celebrando a primavera com música, o Palacete das Artes vai exibir dois documentários sobre o fado, estilo musical português, elevado à categoria de Património Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco. No dia 20, às 17h, o público verá “Fados”, com direção de Carlos Saura, e dia 22, também às 17h, “Fado, a Dor Quente e a Paixão Fria”, de Gabriel Lopes Pontes.
Para falar sobre “Padrões de produção, consumo e sustentabilidade”, o Palacete recebe o publicitário, ambientalista, cartunista pai do personagem Mero, Paulo Serra, no dia 22 de setembro, das 15h às 16h30. A palestra tem entrada gratuita.
Sábado (24) é a vez do Projeto Trocando Palavras reunir diversas atividades no museu. Além da tradicional troca de livros e de brinquedos, um palco aberto estará à disposição dos poetas, durante toda à tarde, para recitação de poesias, além de apresentação musical.
Das 14h às 18h, a educadora e contadora de histórias Lucianna Ávila vai coordenar a Oficina Itinerante de Contação de Histórias. O objetivo é instigar os participantes a darem vida e voz às histórias. Para isso, serão apresentadas técnicas e metodologias sobre como preparar uma narrativa, percepção da estrutura e clímax, enriquecimento da história, cantigas e exercícios que ampliem o repertório do narrador, fortalecendo seu perfil e identidade. Além dessas abordagens serão desenvolvidos exercícios que estimulam a criatividade e a oralidade.
Crianças e adolescentes também poderão se divertir numa oficina de Light Painting, dia 24, a partir das 14h. A ação será realizada em parceria com a coordenação de Artes Visuais da Funceb. Na sala de cinema do museu, a técnica fotográfica onde a longa exposição registra o movimento de uma origem luminosa, com fotografia e exposição, promete agitar o público juvenil no encerramento da 10ª Semana dos Museus.
PARQUE HISTÓRICO CASTRO ALVES
19 a 20/09 – 15h às 17h: Oficina de Cupcake ministrada por Karina Machado.
19 a 25/09 – 9h às 17h: Visita monitorada com ênfase na ligação do Dr. Antônio, pai de Castro Alves, com a cultura e quanto isso influenciou o poeta.
20 a 23/09 – 10h às 15h: Contação de história - Sopa de Letras. Estimula a prática da leitura e incentivar os jovens a usarem a biblioteca do PHCA.
21 a 22/09 – 14h às 17h: Oficina de Cachepô em Papietagem. Técnicas de papietagem para o público acima de 60 anos. Ministrada por Nizinha Oliva e Naiane Araújo.
21 a 22/09 – 15h às 16h: Contos da Cidade do Poeta. Apresentação do resultado da Oficina de Teatro do Parque Histórico Castro Alves, ministrada por Marineide Menezes.
22/09 – 19h às 22h: Sarau - poesia, dança e música. A cantora Priscila Sales recebera músicos de Cabaceiras do Paraguaçu e artistas locais.
22 a 23/09 – 15h às 16h: Boinho de Painho. Uma representação do Boi Bumba apresentada por jovens da comunidade visando resgatar nossa cultura através da dança e do samba de roda.
22 a 25/09 – 18h às 22h: Exposição do resultado da Oficina Cachepô em Papietagem.
25/09 – 9h às 14h - Feira de artesanato local.
Visitação: terça a sexta, das 9h às 12h e 14h às 17h. Fins de semana e feriados, das 9h às 14h.
Entrada: grátis
Praça Castro Alves, nº 106, Centro - Cabaceiras do Paraguaçu (BA) / Tel.: (75) 3681-1102
Assessoria de Comunicação – IPAC
Jornalista responsável Geraldo Aragão (DRT-BA nº 1498)
Coordenação de Jornalismo e Edição: Marco Cerqueira (DRT-BA nº1851)
Dimus – Diretoria de Museus – BA
Jornalista responsável – Yara Vasku (DRT-PR 2509)
Jornalista responsável – Yara Vasku (DRT-PR 2509)
Assessoria de Comunicação - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
0 Comentários
Comente aqui