Público participou de palestras, encontros
de negócios e obteve orientações do Sebrae
Vívian
Rodrigues
Mais de 600 pessoas assistiram às 15 palestras
oferecidas no Espaço Sebrae durante os oito dias da 41ª Exposição Agropecuária
de Feira de Santana (Expofeira 2016), que aconteceu de 4 a 11 de setembro.
Produtores rurais de municípios como Araci, Conceição do Coité, Euclides da
Cunha, Ipirá, Nova Fátima, Nova Soure, São Domingos, Serrinha, Teodoro Sampaio,
Teofilândia e Tucano chegaram em caravanas para missões técnicas ao evento.
Além deles, turmas de estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
(UFRB) e outros visitantes também estiveram presentes no local.
Montado no Parque de Exposição João Martins da
Silva, o Espaço Sebrae contou com um auditório para 60 pessoas, sala de
reunião, espaço para atendimento especial do Sebrae e Desenbahia, para avaliação
de linhas de crédito para o agronegócio. Além disso, seis cooperativas da
região (Cooperacaju, Coopact, Apaeb, Coopaita e Cecoapt) expuseram produtos e
fecharam negócios durante o evento. O espaço contou ainda com estandes do
Sistema Faeb/Senar e Uefs, este com a exposição de itens do seu museu de
zoologia e alguns experimentos, como cultura de tecidos e agroecologia.
Para Adriana Moura, coordenadora de
Agronegócios do Sebrae Bahia, a ação é uma grande oportunidade de formação e
acesso ao conhecimento para os produtores rurais, para que eles possam melhorar
a gestão das suas propriedades. “Estamos, em parceria com o Senar e a
universidade, transferindo conhecimento para dentro da propriedade, para
melhorias do processo de produção, da sanidade e alimentação do rebanho, além
de conteúdos para que esse produtor possa acessar novos mercados”, pontua.
Segundo ela, o espaço possibilita também que o
público conheça o que é produzido na região pelas cooperativas, empreendimentos
que já conseguem fazer uma agroindustrialização da sua produção, com marca,
embalagem, colocando esse produto no mercado. “Ele está tendo essa oportunidade
de comercializar o seu produto. Toda a região que está visitando o evento pode
saber que tem produto de qualidade, na sua própria região”.
Foi o que aconteceu com o cajucultor José
Roberto de Souza. Há 11 anos na Cooperacaju - Cooperativa dos Cajucultores
Familiares do Nordeste da Bahia, ele esteve na Expofeira para divulgar seus
produtos e fazer negócios. “Estamos apresentando nosso produto e tendo uma boa
aceitação do consumidor final. Já tivemos contatos com redes de supermercados e
esperamos no futuro fechar negócio”, conta.
Com abrangência de 21 municípios, a
Cooperacaju conta com o apoio do Sebrae desde a sua fundação. “Essa parceria é
bastante positiva e vem através da capacitação, na área cooperativista e de negócios.
Ser da cooperativa é melhor, temos mais força e junto a outros produtores temos
mais quantidade de produtos, investimos na qualidade e nos fortalecemos. Com
mais produtos podemos atender com regularidade, que é o que os supermercados
querem”, explica o produtor.
Viver Bem no Semiárido
A ação contou com integrantes dos grupos do
projeto DET/Sisal - Desenvolvimento Econômico Territorial, que busca fortalecer
os pequenos negócios e a agricultura familiar na região, e do projeto Viver Bem
no Semiárido. A iniciativa, fruto de uma parceria entre Sebrae, Senar e
sindicatos de produtores rurais da região, tem como objetivo principal
evidenciar alternativas de convivência com o semiárido com a possibilidade de
retorno financeiro e social na atividade produtiva do homem do campo.
Com foco na formação continuada do produtor,
do trabalhador rural e de sua família, o Viver Bem no Semiárido oferece
capacitação para gestão de gerenciamento da propriedade rural e assistência
técnica para esses produtores. Eberval Santos, técnico do Sebrae Feira de
Santana, faz uma avaliação positiva quanto à participação do Sebrae na
Expofeira. “Esse trabalho é feito em mais de 12 municípios da região. Com a
realização do evento, trouxemos as caravanas para capacitações técnicas e de
gestão, para que pudessem conhecer a realidade de outros municípios e outros
estados. Ou seja, é uma oportunidade de negócios e troca de experiências”.
Expofeira
Segundo os organizadores, a 41ª edição da
Expofeira movimentou mais de R$ 6 milhões em vendas de animais, máquinas e
equipamentos. Com entrada gratuita, o evento agropecuário ofereceu
oportunidades de negócios, através da venda de máquinas e mais de 1,3 mil
animais de diferentes portes expostos na feira, entre equinos, bovinos e
caprinos, e trouxe também opções de lazer, diversidade gastronômica, cultura
regional, produtos da agricultura familiar e shows musicais.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia
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