7 de set de 2016

Ampliação do esgotamento sanitário entra na fase final em Feira de Santana

Moradores da área da Bacia do Jacuípe já estão utilizando o serviço
 
A segunda etapa das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Feira de Santana, na área da Bacia do Jacuípe, entrou na fase final, com mais de 85% do cronograma de serviços executado. Com investimento da ordem de mais de R$ 15 milhões, o empreendimento foi responsável pela implantação de mais de 18 mil metros de redes e ramais prediais de esgoto no bairro Tomba, além de anexar o sistema de esgotamento do Conjunto Viveiros.

Cerca de 1.500 famílias já possuem a ligação de esgoto em funcionamento na área. “É um projeto essencial para a comunidade, pois é fundamental que o esgoto não seja jogado de qualquer forma no meio ambiente. Com esse sistema, sabemos que o esgoto passa por um tratamento e nos livramos do mau cheiro e das águas servidas jogadas na rua, o que era comum aqui”, afirmou a agente comunitária de saúde Elisângela Alves, moradora do Tomba.

De acordo com o gerente de esgotamento sanitário da Embasa em Feira de Santana, Antônio Carlos de Oliveira, a obra contribui para a melhoria da qualidade de vida da população. “Temos boa parte do Tomba, bairro mais populoso da cidade, com a rede de esgotamento implantada e isso se traduz em mais saúde, na medida em que retiramos o esgoto que era lançado nas vias públicas e ele passa a ser devidamente tratado”, informa. “Chamamos a atenção dos moradores para que façam suas ligações intradomiciliares à nova rede, nas ruas onde o sistema já estiver em funcionamento”, alerta o gerente.

Para receber a nova demanda de esgoto a ser tratada, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jacuípe II também passou por melhorias. Foramconstruídas dez lagoas de lodo, um módulo com dois Digestores Anaeróbios de Fluxo Ascendente (DAFAs). Também foi realizada a urbanização da ETE, Além das unidades de tratamento foi feita a urbanização com arruamento, plantio de grama, instalação de placas, melhorando o aspecto visual da estação como um todo.

Bacia Subaé – A outra área de intervenção para ampliação do sistema de esgoto, a Bacia do Subaé, também está com obras em andamento. Com cerca de 75% do cronograma de serviço já executado, o sistema vai contemplar os bairros Panorama, Sítio Matias, Feira VII, Luciano Barreto, Francisco Pinto, Fraternidade, Aviário e 35º Batalhão de infantaria, com um investimento de mais de R$ 36 milhões.

Trabalho técnico social – Durante a execução das obras de expansão do sistema, também é desenvolvido um trabalho social nos bairros por onde passam as intervenções. As equipes realizam visitas domiciliares de orientação e cadastramento, reuniões comunitárias e cursos sobre saneamento junto a agentes de saúde e professores da rede pública e privada de ensino. A equipe social também alerta para o uso adequado do sistema, que deve ser usado apenas para o lançamento de esgoto, já que lixo, areia e a água das chuvas podem causar entupimentos e obstruções na rede.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embasa - Feira de Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!