19 de set de 2016

9ª Feira do Livro: abertura nesta terça-feira (20/09)


         Começa amanhã, terça-feira (20/09), a 9ª Feira do Livro - Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, evento organizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e entidades parceiras. Com expectativa de público superior a 70 mil pessoas, as atividades serão realizadas mais uma vez na Praça João Barbosa de Carvalho, a Praça do Fórum, de 8 às 19h até sábado (24/09) e no domingo (25) de 9 às 17h.

         A solenidade de abertura será às 16h de terça-feira com a presença de autoridades e apresentação musical do grupo Sarau de Quintal. Na cerimônia os cantores Márcia Porto e Carlos Pitta vão interpretar os hinos Nacional e de Feira, respectivamente.

         O cantor e compositor feirense Carlos Pitta será um dos homenageados na 9ª Feira do Livro dando nome ao palco das apresentações artísticas. Já o auditório vai receber o nome da escritora e jornalista Myriam Fraga, que faleceu em fevereiro deste ano; a arena será dedicada ao professor emérito da Uefs, José Jerônimo de Morais, um dos fundadores da universidade e do curso de graduação em Letras da instituição; e a Praça do Cordel, espaço dedicado a cultura popular, vai homenagear o cordelista Ademar José Araújo.

         A programação da Feira inclui exibição de filmes, palestras, apresentações musicais e teatrais, oficinas de trançados e turbantes contação de histórias, criação literária e de caricatura, esta com o cartunista Borega. Quem quiser participar das oficinas pode fazer a inscrição presencialmente na Pró-reitoria de Extensão, no prédio da Administração Central da Uefs ou através do e-mail feiradolivrouefs@gmail.com.

         Mais de 60 livros serão lançados nos seis dias do evento. Uma das escritoras que vai participar desta edição é a bióloga Daniela Weil. Ela vai lançar o livro infantil "A minhoca dorminhoca" e participar da "Conversa com o autor" na quarta-feira (21) e quinta-feira (22). Na sexta-feira (23) o escritor Luís Pimentel lança às 19h a obra de poesia "Que assim seja".

Parcerias

         A Feira do Livro é organizada pela Uefs em parceria com a Arquidiocese de Feira de Santana, o Serviço Social do Comércio (Sesc), as Secretarias Estadual e Municipal de Educação e Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, o Núcleo Regional de Educação (NR 19) e a Fundação Egberto Costa.

         A coordenadora da Feira do Livro, professora Anna Cristina Gonçalves, destacou a importância dos parceiros para a realização do evento. "A Feira do Livro já é um patrimônio de Feira de Santana e os parceiros fazem com este sonho, que se tornou realidade a nove anos, permaneça e se consolide como uma política de leitura para a região", afirmou.

         Este ano mais uma vez estudantes e professores da rede pública de ensino vão contar com vale-livros para aquisição de obras nos estandes. Para este benefício, o Governo Municipal destinará 100 mil reais e o Governo do Estado 150 mil.

         Para organizar o trânsito do local e o embarque e desembarque de alunos que vão visitar a Feira, a Uefs vai contar com o trabalho desenvolvido pela Superintendência Municipal de Trânsito. Em uma das ruas laterais da Praça do Fórum apenas um trecho estará liberado para acesso de veículos. Também foram realizadas parcerias com a Polícia Militar e com a Guarda Municipal.

         Outras informações estão disponíveis na Fan Pagehttps://www.facebook.com/feiradolivro.uefs.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Uefs


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!