FNO

16 de jun de 2016

Jequié abre inscrições para o ‘Narrativas Patrimoniais’

Já estão abertas as inscrições para o programa ‘Narrativas Patrimoniais’ para interessados em Jequié e região. São palestras e cursos gratuitos que visam dialogar e qualificar proponentes de projetos para as linhas de fomento da secretaria estadual de Cultura (SecultBA). São focados nas áreas de arquitetura, urbanismo, museus, patrimônios culturais materiais e imateriais. O programa propõe diálogo, fomento e qualificação para produtores culturais, agentes públicos, artistas, arquitetos, gestores culturais e qualquer profissional interessado em elaborar projetos para a SecultBA. O evento acontece em 17 de junho no auditório do Museu de Jequié, localizado na Avenida Rio Branco, s/nº, área central da cidade.

As vagas são limitadas, a inscrição é gratuita e feita até 17 de junho com formulário no linkhttps://goo.gl/ymXKBr e através do endereço eletrôniconarrativaspatrimoniais@ipac.ba.gov.br. A iniciativa é do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), com apoio da superintendência de Promoção Cultural (Suprocult), instâncias da SecultBA. A abertura do evento contará com presença do prefeito de Jequié, Luiz Sérgio de Almeida. Dentre os palestrantes, os museólogos Antônio Varjão, Karine Porto, Carine Novaes e a presidente da associação dos Amigos do Museu Histórico de Jequié (Assam), Lúcia Teixeira.

EDITAIS – O Museu de Jequié foi contemplado com um projeto de Plano Museológico vencedor do Edital Setorial de Museus do IPAC/SecultBA. O projeto foi proposto pelo músico Marcos Martins e executado com recursos de R$ 50 mil do Fundo de Cultura da Bahia. “O plano é fundamental para a cidade”, afirma a museóloga Carine Moraes. Segundo ela, a requalificação museológica aplica estratégias de gerenciamento da qualidade do equipamento e seu funcionamento a médio e longo prazos com subsídios conceituais e técnicos.

Para o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, os Editais integram a política pública de fomento à cultura da SecultBA. “Os editais são mais uma ferramenta para a transparência e a democratização na distribuição de recursos públicos, possibilitando participação efetiva da sociedade”, explica João Carlos. Via editais de Museus, o IPAC possibilita projetos de preservação, valorização, pesquisa, inventário, difusão, dinamização e qualificação. Já os editais de patrimônio, permitem a salvaguarda, restauração e educação patrimonial.

O ‘Narrativas’ acontece até o final do ano, em Salvador e interior do estado, com treinamentos e outros eventos. São cursos, oficinas, rodas de conversa e palestras. Já foram realizados encontros em Salvador, Santo Amaro e Caetité. Agora, acontece o de Jequié no dia 17. Com datas ainda a serem definidas seguirão os de Serrinha, Ilhéus, Palmeiras, Capim Grosso, Cachoeira e Cabaceiras do Paraguaçu. Confira as atividades já feitas noslinks: http://goo.gl/luJQrn, http://goo.gl/bFiFay e http://goo.gl/A6r89e. Informações: (71) 3117-7482 e narrativaspatrimoniais@ipac.ba.gov.br. Acesse www.ipac.ba.gov.br, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.patrimonio’.

Crédito Fotográfico obrigatório Fotos - Lei nº 9610/98: Secom/Governo da Bahia e Carine Moraes

Assessoria de Comunicação – IPAC
Jornalista responsável Geraldo Moniz (DRT-BA nº 1498)
Coordenação de Jornalismo e Edição: Marco Cerqueira (DRT-BA nº1851)
Texto-base: Cecília Oliveira (estagiária de jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

Sua marca no melhor lugar!