21 de mai de 2016

Lançamento de livro debate as cotas raciais dia 24 de maio na UEFS

“O que esperar de indivíduos, grupos e sociedades mundo afora que rumam em direção a um horizonte sem espaço para a tolerância e a pluralidade?” É a partir desta indagação que se constroem ensaios a respeito da democracia, das exclusões e da invenção da nação que permeiam o livro “AFRO BRASIL - Debates & Pensamentos”, organizado por Jacques D' Adesky (PUC - RJ) e Marcos Teixeira de Souza (Estácio de Sá - Centro de Estudos Afro-Asiáticos - RJ) com artigos de vários pesquisadores brasileiros. Dentre eles, o professor doutor Humberto Luiz Lima de Oliveira, pertencente ao departamento de Letras da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que assina o texto “Leituras de exilados em narrativas literárias”.
O lançamento na Uefs está sendo coordenado pela pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAE), e será no próximo dia 24, a partir  das 9h no auditório 3, localizado no módulo 4 do campus universitário.  Durante o evento ocorre uma mesa redonda conduzida pelo pró-reitor da PROPAE, professor Otto Agra, com a participação de Jacques d’Adesky e autores de capítulos do livro, os professores Luiz Fernando Martins da Silva e o Humberto Luiz Oliveira com as seguintes palestras:

Ação afirmativa no serviço público federal: cotas raciais em debate no Supremo Tribunal Federal; professor Luiz Fernando Martins da Silva, ex-Ouvidor da SEPPIR

Democracia representativa no Brasil: o Negro vota em candidatos Negros? - professor Jacques d’Adesky, IRI da PUC-Rio e da UNESA.

Narrativas literárias de exilados da Diáspora Afro-americana - professor Humberto Luiz Lima de Oliveira (DLA/Uefs)

Segundo o pró-reitor Otto Agra, “o tema proposto é da maior relevância e urgência para a manutenção e aperfeiçoamento das políticas de ação afirmativa para negros. As cotas raciais estão novamente em xeque devido à contestação jurídica das mesmas perante os tribunais do país, agora focada na Lei Federal que estabeleceu esse mecanismo nos concursos públicos realizados no âmbito da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional”.

Assessoria de Comunicação Social da Uefs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!