7 de mar de 2016

Mostra Coletiva Várias Vozes Visuais dia 10 de março no MAC Feira


A Mostra Coletiva Várias Vozes Visuais acontecerá no próximo dia 10, às 20h, no MAC, agregando diversos artistas de Feira de Santana e região: Jorge Galeano, Gabriel Ferreira, Marcelo Mendonça, Raimundo Carvalho, Pedro Juarez, Jaquisson Batista, Julio Firmo, Jorge Macário (música), além de leitura de poemas por Clarissa Macedo (acompanhada no violão por Lázaro Amaral) e Seu Basílio bar itinerante.

A Mostra, que contará com um coquetel, leitura de poemas, música e bebidas com um toque único e artesanal, expõe obras de artistas que atuam em segmentos variados das artes visuais (como pintura em tela, fotografia, ilustração e grafite), pertencendo a gerações distintas e reunidos numa só exposição. Na Mostra pretende-se evidenciar uma compilação de traços e linhagens diversificadas que demonstram um breve panorama da produção contemporânea no campo das artes visuais baianas.

Sobre os artistas

Jorge Galeano, argentino radicado em Feira de Santana, como artista plástico sua obra borbulha cores próprias e uma peculiar mistura do sertão com a cultura andina, a sua relação com o solo e a natureza.

Gabriel Ferreira, natural de Tanquinho-BA, é artista visual, músico percussionista, arte-educador e compositor. Começou a expor em 1994 e explora temáticas relacionadas à capoeiragem, religiosidades, erotismo, musicalidades e ilustrações de textos em mostras coletivas e individuais. Possui premiações no campo das artes visuais e poesia; é oficineiro no IMAQ (Instituto Maria Quitéria) em Pontos de Cultura; Lançou os livros: Esboços (Ilustrações de Textos) e Bié (Memórias Ilustradas, Infância e Ironias) - MAC Edições; foi coordenador do Centro de Cultura Amélio Amorim em Feira de Santana e atualmente é conselheiro municipal de cultura, colaborador no movimento O Beco é Nosso, promotor do Chá de Conversa e Som e integrante do Forró Chuá de Cabaça.

Marcelo Mendonça atua como artista visual há 15 anos, pós-graduado em design e direção de arte em Salvador e Madrid. Marcelo teve uma ilustração selecionada e publicada no Catálogo do XI Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre. Criou e Expôs o projeto de fotos Abrace a Vida – em benefício da Instituição Beneficente Conceição Macedo em que fotografou personalidades como Mercedes Sosa, kweku Mandela e Richard Gant. Prêmios: 2014, Título de Embaixador da Paz por Universal for Peace (entid. consultiva da ONU); 2013 Primeiro lugar do prêmio de Ilustração Internacional Sky Gallery Art de Barcelona.

Raimundo Carvalho é um artista plástico de matriz regionalista, autodidata, que  trabalha com pinturas, desenhos e esculturas com bases na Eco Arte. Baiano, natural de Biritinga, atualmente reside em Teofilândia. Já expôs nos Estados Unidos e na Europa. Sua arte tem inspiração no Sertão do Sisal com suas Mulheres, suas Manifestações Culturais e o bioma Caatinga. É autor dos projetos A Poética do Feio, Mulheres – Caatinga, Mulheres Sertanejas e Caatinga – Um Fio que (ainda) Pulsa.

Pedro Juarez nasceu em Araci, BA. É professor e artista visual. Com a fotografia procura capturar diversas cenas do universo sertanejo, onde mora e trabalha. Neste ensaio, mostra a vida simples do trabalhador rural, com seus cenários de resistência, que mesmo com toda aridez, se adapta e encontra sentidos criando uma paisagem com cores, cheiros e sabores.  A fé, cheia de sincretismo, traz fortes significados e símbolos, e, muitas vezes, é o que mantêm fortes e com esperança os habitantes desse mundo árido e permeado pela magia.

Jaquisson Batista, autodidata, é natural de Feira de Santana, escultor e desenhista. Em seu trabalho envolve cultura e mitologia em esculturas de metal e gravuras com linguagens próprias e envolventes. Com esculturas com sucatas a beleza de seu trabalho salta aos olhos num envoltório de misticismo e materialismo.

Julio Firmo, estuda História, com ênfase na escravidão baiana, é autodidata, artista plástico emergente e grafiteiro, natural de Feira de Santana. Trabalha com releituras em hq’s de livros de pesquisadores, como João José Reis e Elciene Azevedo, que discutem o contexto escravista da Bahia/Brasil no século XIX. Com um estilo peculiar, seus traços aproximam as leituras dos livros a diversos públicos.

Serviço
O que: Mostra Coletiva Várias Vozes Visuais
Quem: Jorge Galeano, Gabriel Ferreira,
Marcelo Mendonça, Raimundo Carvalho, Pedro Juarez, Jaquisson Batista, Julio Firmo e convidadas e convidados.
Onde: MAC Feira – Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (Rua Geminiano Costa, 255, ao lado da Biblioteca Municipal)
Quando: Quinta, dia 10 de março, a partir das 20 horas
Quanto: Entrada franca


Por Clarissa Macedo e Julio Firmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!