2 de fev de 2016

60 anos de Trio Elétrico


Descrição

O documentário conta a história do trio elétrico, com destaque para as inovações musicais e tecnológicas que aconteceram ao longo de seis décadas. 

O programa apresenta depoimentos exclusivos de Luiz Caldas, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Gerônimo, Vovô do Ilê, maestro Fred Dantas, Jaime Sodré e Bel Marques, dentre outros.

A primeira parte do documentário apresenta desde a criação do pau elétrico, instrumento desenvolvido por Dodô e Osmar que possibilitou a eletrização dos frevos e marchinhas que animavam os carnavais das décadas de 40 e 50, até as inovações propostas pelos Novos Baianos, que arrastaram multidões nas ruas de Salvador nos anos 70. 

Destaque ainda para o desfile da Caetanave, uma homenagem ao cantor e compositor Caetano Veloso em sua volta ao Brasil, em 1972, após três anos de exílio.

A Parte 2 do documentário centra-se em marcos das décadas de 1980, 1990 e 2000. O surgimento da axé music e do samba-reggae, a profissionalização dos blocos e a influência da música afro são alguns dos destaques desse período. 

O documentário relata ainda o conflito entre os blocos afros e os trios elétricos nas décadas de 70 e 80, a formação das bandas e cantores que se tornaram as estrelas do carnaval e a crescente presença do pagode e do samba que, nesta década, começaram a ganhar espaço nos trios.

Fonte: IRDEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!