15 de jan de 2016

Os 10 profissionais mais em falta no Brasil

Imagem: Andif

Em nosso país existe uma grande defasagem de profissionais em diversas áreas, o que vem causando transtornos aos profissionais de RH que tem encontrado muita dificuldade quando vão contratar novos colaboradores um dos principais motivos dessa falta de profissionais esta na ausência de competência técnica.
Pesquisa realizada pela Manpower Group aponta os 10 profissionais mais em falta no Brasil.
1 – Técnicos
Essa é a área mais difícil em se encontrar um profissional, antigamente fazer um curso técnico era algo para um segundo plano, por isso essa dificuldade atualmente em encontrar profissionais capacitados na área técnica, hoje esse pensamento vem modificando já que ao fazer um curso técnico o estudante consegue uma qualificação melhor e com melhores salários.
2 – Trabalhadores de ofício
Trabalhadores que tenham habilidade específica como costureirassapateiros,pedreiros, a falta desses profissionais cresce não só no Brasil mais em todo mundo, muitos se qualificam e acabam migrando para outras áreas uma forma de sanar essa falta são as parcerias entre a iniciativa privada e o setor público, incentivando os jovens a aprenderem esses ofícios.
3 – Operadores de Produção e Máquinas
Com o avanço da tecnologia muitas máquinas exigem habilidades específicas na área de informática como a maioria dos profissionais não são capacitados aumenta a falta de operadores especializados para o cargo.
4 – Pessoal de apoio de escritório
Os colaboradores desse segmento tem a função de auxiliar o bom andamento do escritório, a falta de qualificação é um dos motivos para escassez desses profissionais, antigamente a secretária tinha função de atender telefone e anotar recados, hoje em dia ela precisa ter conhecimentos específicos em informática, falar mais de um idioma.
5 – Operários
Trabalhadores braçais dos diversos segmentos, hoje esses profissionais se qualificam e trocam de setor.
6 – Motoristas
A maior falta é sentida entre os motoristas que trabalham com transporte de cargas os caminhoneiros que se deparam com as novas tecnologias e muitos não dominam as mesmas deixando assim a profissão.
7 – Representantes de Vendas
Os profissionais desta área são responsáveis pela geração de novos negócios, combinando finanças e comunicação empresarial, existe falta nesse setor pois hoje as empresas necessitam de profissionais mais dinâmicos e criativos.
8 – Engenheiros
Engenheiros podem trabalhar em quase todos os tipos de indústria, embora o campo seja vasto um dos motivos que pode explicar a falta de profissionais nessa área é o curso de exatas já que poucos jovens se interessam por essa área.
9 – Contadores e Profissionais de Finanças
Profissionais que cuidam da parte financeira das empresas, as mesmas tem buscado profissionais que não cuidem apenas das finanças mas que trabalhem como consultores internos.
10 – Profissionais de TI
São profissionais responsáveis em implementar e gerenciar os sistemas computacionais das empresas a falta nesse setor se dá por que a mão de obra não acompanha a formação de profissionais na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!