17 de dez de 2015

5 técnicas para interpretação de texto


Quem vai fazer algum tipo de prova, vestibular ou concurso, sabe que interpretar bem um texto é fundamental. Muitas questões dependem de como serão interpretadas para serem compreendidas. Pensando nisso, disponibilizamos estas 5 técnicaspara interpretação de texto para você se sair bem em todo tipo de exame.
Na hora de estudar, muitos alunos apresentam dificuldade para interpretar textos mais difíceis, seja por apresentarem uma linguagem complexa ou por ser sobre um assunto que não dominam. Trata-se de um problema vivenciado por estudantes, que muitas vezes percebem que, embora leiam o mesmo capítulo de um livro várias vezes, não conseguem assimilar nada, prejudicando o andamento dos estudos.
Essa habilidade de entender bem a leitura, se tornou imprescindível também nas provas, já que muitas vezes os enunciados das questões são grandes e cansativos. O candidato que compreende mais facilmente esses textos acaba alcançando resultados melhores.

Técnicas interpretação de texto

Veja aqui 5 técnicas simples para ler textos mais difíceis:
1 – Introdução
O primeiro passo para começar um livro ou artigo complexo é começar pela introdução, lendo-a com atenção. Em seguida, pare por um momento e analise o que acabou de ser lido, para que você veja se realmente absorveu a ideia principal. Perguntar a si mesmo sobre o assunto tratado no próprio texto pode ajudar bastante.
2 – Resumo dos capítulos
Também é interessante ler os resumos de cada um dos capítulos do texto para que você tenha uma prévia sobre o que será abordado mais a frente. Assim, você pode aproveitar para pesquisar sobre o assunto antes de iniciar a leitura, tornando-se mais preparado para ler o conteúdo na íntegra e potencializar a compreensão.
3 – Subtítulos e legendas
Subtítulos, legendas e notas de rodapé podem parecer menos importantes em relação à leitura geral, mas quem pensa dessa forma pode estar enganado. Prestar atenção nessas partes do texto pode ser fundamental para ter noção sobre o assunto principal tratado pelo autor. Muitas vezes a ideia central pode não ser percebida ao longo da leitura e sim através de uma simples frase abaixo de um título, por exemplo.
4- Listas
É importante estar atento e observar se existem listas no texto. A enumeração de tópicos pode ser útil, principalmente para quem possui uma interpretação mais visual, podendo fazer com que a leitura fique mais organizada. Além disso, elas podem funcionar como um resumo do próprio texto.
5 – Observações
Outra técnica interessante é fazer observações ao longo da leitura. Por meio de pequenas anotações, por exemplo, você pode marcar os tópicos que não ficaram claros ou alguma palavra que você precisará pesquisar o significado. Uma boa ideia é usar post-its para fazer essas marcações importantes.
Para adquirir essa habilidade de uma boa interpretação de texto, não tem como fugir de muita leitura, treino e prática.
Esperamos que tenha ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!