15 de dez de 2015

Colegiado de Música da Uefs promove seminário sobre mediações culturais

O Colegiado do Curso de Licenciatura em Música (Licemus) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o Departamento de Letras e Artes (DLA) e o grupo de pesquisa interdisciplinar Trajetória, Cultura e Educação (Trace) convidam a comunidade para o seminário 'Micro e macro mediações culturais: a adaptação de orquestras sinfônicas inspiradas no El Sistema, em novos contextos socioeconomicamente desfavorecidos na Venezuela, no Brasil e em Portugal'. O evento será realizado quarta-feira (16), no Auditório 1, Módulo 1º, Campus Universitário, a partir das 9h.


Conforme a organização, o Seminário será ministrado por Alix Didier, mestre em Sociologia (Sorbonne Nouvelle/Paris Diderot) nos campos da Cultura, da Arte e da Música. Ele focaliza pesquisas nas relações de mediação entre a produção, a difusão e a recepção da arte, em especial na educação e na emancipação social. É membro do Sistema Evaluation Research and Archive (Sera) e do Govdiv, grupo de investigação latino-americano e europeu sobre governança.
Desde 2013, Alix Didier desenvolve doutorado em Sociologia num regime de co-tutela entre a Université Sorbonne Nouvelle (França) e a Universidade do Minho (Portugal), sobre mediações culturais no contexto de orquestras sinfônicas inspiradas no 'El Sistema', um programa que utiliza a prática musical sinfônica para assistir milhares de crianças e jovens carentes em vários países do mundo.
Alix Didier partirá, em sua explanação, do estudo de três orquestras sinfônicas inspiradas no 'El Sistema' para desenvolver uma análise de processos de mediações culturais em dois níveis: micromedição (entre pessoas) e macromedição (em nível institucional e transnacional).
O público alvo da investigação são as populações que integram as orquestras e que vivem em contextos socioeconomicamente desfavorecidos de Lisboa (Portugal), Salvador (Brasil) e Caracas (Venezuela). A opção por uma pesquisa transnacional parte do princípio de que certos problemas sociais são comuns a vários países e que, no caso da prevenção/resolução, as respostas a questões locais podem ser inspiradas por contextos externos. A inscrição ocorrerá no local e haverá certificado de participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!