23 de nov de 2015

Projeto educativo traz autor e sambista carioca à Feira de Santana

Raphael Moreira é autor do livro que 
conta a história do samba para 
as crianças

Na próxima quarta (25), às 19:30, Feira de Santana receberá o autor e músico carioca Raphael Moreira, acompanhado de Marcos Brandão, também músico e psicólogo. Eles integram o projeto social Samba Menino que leva literatura, ludicidade e muito samba para praças, escolas, bienais, feiras e tantos outros espaços do Rio de Janeiro. A obra literária e o projeto social de contação de histórias idealizado por Raphael foram descobertos pela pedagoga Vanessa Knoedt, e deram o suporte necessário para a aprendizagem significativa de crianças de quatro anos ao longo das atividades do Projeto Sambalelê, idealizado pela Escola João Paulo I.

“Ensinamos a história do samba porque através dela falamos da história do nosso povo, da miscigenação e de como nasceu esse ritmo que é marca do Brasil. A cada ano, nosso projeto cresce mais, através de ações carinhosamente pensadas e das respostas supreendentes das crianças. É bastante real e visível o crescimento delas”, explica Vanessa.

Djenane Carvalho, coordenadora pedagógica da Educação Infantil na instituição, destaca que a participação dos sambistas ajuda os alunos na construção de novos conhecimentos com sentido e profundidade: “Eles contam histórias, dançam com as crianças e tocam muitos sambas clássicos e autorais para elas”.

Para Raphael, o projeto Samba Menino não tem limites. Trazer esse trabalho para a Bahia é o retorno do samba a um dos seus pontos de origem, à sua maternidade. Assim como o ritmo um dia foi parar na lua, eles também desejam ir muito longe. “Contar a história do samba para as crianças é mostrar para o nosso futuro o nosso bem precioso, a nossa riqueza. É alimentar os pequeninos da sua origem cultural. A Escola João Paulo I, responsável por esse encontro, deixará marcas eternas e muito importantes nas lembranças desses meninos. A gente sai do Rio pra tornar isso ainda maior, inesquecível, inspirador”, emociona-se Raphael.

Livro Samba Menino
A obra literária escrita pelo sambista é um convite para a criançada viajar pela história do samba com um enredo divertido e bastante atrativo. Didático, bilíngue, ilustrado, o livro fantasia fatos históricos, dando a oportunidade dos pequenos aprenderem brincando. Os interessados podem pedir o livro por R$ 15,00 (mais frete) através do e-mail sambamenino@gmail.com. Algumas edições estarão disponíveis para venda no evento desta quarta-feira, no teatro Margarida Ribeiro.

Projeto Samba Menino
O Projeto Samba Menino é um conjunto de atividades culturais e didáticas. O livro cumpre o seu papel de trazer conhecimento e estimular a imaginação; a Contação Musical da História do Samba Menino é realizada por um animado grupo de sambistas e cheia de canções autorais que encantam a meninada; tem ainda o Espaço Samba Menino no Rio de Janeiro repleto de atividades educativas que promovem o desenvolvimento infantil de mãos dadas com a cultura. Este último é uma espécie de lounge infantil com programação diversa e gratuita: contação e construção de histórias, oficinas de desenho, pintura, corte e colagem, jogos clássicos, brincadeiras clássicas e mais estímulo à leitura através de distribuição de livros. O projeto visita creches, escolas, teatros e centros culturais da capital carioca. Acesse sambamenino.com.br e saiba mais.

Por Lorena Porto 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!