Acontece dia 26 de março, quinta-feira, às 19 horas, no Centro de Cultura Amélio Amorim, com entrada franca a mesa-redonda – O que meu filho anda vendo? Refletindo sobre a produção artístico-cultural, seus efeitos e consequências no processo de formação e desenvolvimento da criança e do adolescente.
O evento pretende reunir profissionais, educadores, artistas, pais, estudantes e demais pessoas interessadas em pensar e aprofundar sobre o processo de desenvolvimento da formação cultural da criança e do adolescente, principalmente no que se refere àquilo que recebem de informações em sua vivência cotidiana. Todos são convocados a debater e propor alternativas de ação que contribuíam para lançar múltiplos olhares sobre a qualidade dos conteúdos e informações a que são submetidos, seja ele de caráter cultural ou televisivo em sua formação cidadã e humana.

Esse é o segundo encontro de discussão acerca do assunto. O primeiro ocorreu no Debate sobre produção cultural para crianças no dia 09 de outubro na realização do 7º Fenatifs – Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana, tendo como palestrante o Crítico e Debatedor do Teatro para a Infância e Juventude no Brasil, Ricardo Schöpke.
Com a realização da Mesa Redonda no dia 26 de março, a equipe motivadora do encontro, formada por Elizete Destéffani (Coordenadora de Projetos, produtora e atriz da Cia Cuca de Teatro), Jailton Nascimento ( Karina de Faria (Doutora em Artes Cênicas, professora, produtora, atriz) e Sandra Brito (Educadora, Pedagoga) pretende atrair novos adeptos da causa, buscando formar e ampliar redes de discussão acerca do assunto para fortalecimento e engajamento de Fóruns, debates e seminários que possam contribuir para o levantamento e publicação de assuntos e materiais que possam ser úteis à sociedade. A Mesa-redonda é composta por profissionais e acadêmicos envolvidos com o tema em debate. As diferentes experiências profissionais asseguram a interdisciplinaridade na questão e ajudam a pensar o problema e suas dimensões. Cada participante desempenha um papel importante no debate, contribuindo, assim, para a construção coletiva do resultado final da Mesa-redonda.
Composição da Mesa:
Mediador: Jailton Nascimento – Ator, Formado em Letras pela UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana, Especialização em Curso de Gestão, Coordenador de logística do FENATIFS - Festival Nacional de Teatro infantil de Feira de Santana.
Convidados:
Andréia Fernandes de Andrade: Doutora em Artes Cênicas pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, na linha da Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação. No Mestrado, também em Artes Cênicas, pelo PPGAC/UFBA, dissertou acerca da experiência de mais de dez anos à frente do Projeto O Teatro na Escola, desenvolvido no Colégio Manoel Novaes, onde formou e dirigiu grupos juvenis de Teatro. Possui graduação com Licenciatura Plena em Educação Artística habilitação em Artes Cênicas, pela Faculdade Mozarteum de São Paulo. Já lecionou as disciplinas de Metodologia do Ensino do Teatro na FACED/UFBA e Evolução do Teatro e da Dança, na FAMOSP. Tem atuado como professora de ArteTeatro no Ensino Médio e como pesquisadora no campo do Ensino do Teatro e Teatro na Educação.
Sandra Brito de Carvalho - Licenciada em Pedagogia pela UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana; pós-graduada em Política do Planejamento Pedagógico: Currículo, Didática e Avaliação pela UNEB – Universidade Estadual da Bahia. Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e das Áreas Diversificadas (Artes Visuais, Música e Educação Física) da Escola Despertar desde 2007 e docente da ENEB – Escola de Negócios da Bahia com as disciplinas Estágio Supervisionado em Educação Infantil e Ensino Fundamental para o curso de Licenciatura em Pedagogia desde 2008. Coordenadora Pedagógica do Ponto de Cultura – Cultura Mais Circo de 2008 a 2012.
Soraya Oliveira Macedo - Professora do Curso de Comunicação Social da UNEF – Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana, Gerente proprietária da empresa Formato Comunicação, Responsável direta desde 2009 pela Divulgação do Projeto Domingo Tem Teatro – Campanha de Popularização do Teatro para infância e Juventude em Feira de Santana - Bahia.


Fonte: Assistência de Marketing