Foto: Divulgação
Determinado a mudar sua história, jovem do interior
baiano mostra como capacitações podem despertam o talento empreendedor e
motivar na obtenção do próprio negócio
Com
esforço e dedicação, Rodrigo Santana inaugurou o mercado “Comercial Super Bom
Preço” em 2009, no município de SantaluzCom esforço e dedicação, Rodrigo
Santana inaugurou o mercado “Comercial Super Bom Preço” em 2009, no município
de Santaluz Rodrigo de Jesus Santana começou a ajudar na renda familiar ainda
criança, quando, aos 10 anos de idade, vendia picolé, pãozinho e sonhos, e
ainda catava papelão e sucata, no município de Santaluz, a 258 Km de Salvador.
O trabalho pesado o fez enfrentar problemas de saúde, como uma paralisia que
durou seis meses, que, ainda assim, não tirava do jovem o desejo de levar uma
vida melhor. Com 15 anos de idade, ele passou a vender produtos de limpeza
caseiros. A renda obtida, de aproximadamente R$ 800, ajudou nas despesas dele e
da família durante três anos.
O negócio
evoluiu e o empreendedor inaugurou, em 2009, o mercado “Comercial Super Bom
Preço”, um espaço com 108 metros quadrados e quatro funcionários, devidamente
capacitados pelo Sebrae. Com o sucesso do seu estabelecimento, o jovem
empresário aumentou o quadro de colaboradores e comprou uma moto, para realizar
as entregas das mercadorias na residência dos clientes. “A minha persistência e
determinação, bem como o apoio do Sebrae, me transformaram em um grande
empreendedor”, destacou o empresário.
Através
do Projeto Negócio a Negócio, desenvolvido pelo Sebrae, Rodrigo passou a
receber visitas constantes do Agente de Orientação Empresarial, Leonardo
Teixeira, que ofereceu soluções para a melhoria da gestão do negócio. “No
início das atividades, ele não tinha um controle financeiro preciso.
Atualmente, mais organizado, mantém o equilíbrio, e é visível a melhoria
significativa através do planejamento do layout e da exposição dos produtos em
seu mercado”, relembra Leonardo. Através dos cursos realizados pelo Sebrae, o
Agente explica que Rodrigo conseguiu fortalecer ainda o trabalho em equipe e
valorizar a marca do seu estabelecimento, utilizando as redes sociais para
interagir com os clientes.
Como
resultado do esforço e da dedicação, o empreendedor ganhou, por dois anos
consecutivos, 2012 e 2013, o Prêmio de Mérito Lojista, na categoria Jovem
Empresário, oferecido pela CDL.
O gestor
do Projeto Sebrae Bahia no Território da Cidadania, José Raimundo Carneiro,
afirma que a parceria entre a entidade e as CDL locais incrementam os
resultados positivos para empresários de todo o estado. Segundo ele, essa
parceria viabiliza a criação de um plano de ação com informações, palestras,
cursos, oficinas, missões técnicas e consultorias para atendimento aos empreendimentos.
“Rodrigo sempre teve um espírito empreendedor, de comprometimento. Com isso,
não foi difícil, após participar das Oficinas SEI, cursos e consultorias, ver o
resultado do seu trabalho, com o desenvolvimento do seu empreendimento e
melhoria da sua renda”, conclui o gestor.
Por Cristhiane Castro
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia


0 Comentários
Comente aqui