
O nome "Oscar Folia" é em homenagem a "Oscar Tabaréu" uma figura popular que também deu inicio à Micareta
A edição de entrega do Troféu Oscar Folia 2011, promovido pela Revista Alternativa, reuniu artistas, produtores, políticos, imprensa e demais envolvidos com a Micareta, numa solenidade animada e com transmissão ao vivo da Tv Geral.

Esse ano, observamos alguns reflexos culturais da entrega, tentando realizar e lançar um olhar, talvez parecido com aquele que você, que foi ao evento teve mas não escreveu.
Na entrada um tapete vermelho para recepcionar os convidados, a mais luzes verdes deram um clima que quem estava de fora e não era convidado só sentia vontade de entrar pra saber o que tava se passando.
O momento onde todos aguardam a liberação da entrada é a hora de fazer os primeiros contatos com os convidados da festa, fazer fotos sociais, reativar contatos, distribuir cartões de visitas, ligar para aquela pessoa que você jurava que ia encontrar ali e ainda não chegou.
Liberada a entrada é hora do primeiro contato com o cenário e escolher o lugar de onde se acompanhará a solenidade.
Logo que todos se acomodaram o radialista, professor e amante da Micareta Edílson Veloso começou a apresentação do evento e ambientou a todos dizendo que a edição 2011 do Oscar Folia seria apresentado num formato de programa de Tv de auditório chamado Baú do Axé. E Veloso contou brevemente a história e relação que tem com a Micareta ao longo dos anos falando que já morou provisoriamente me garagem de trio elétrico e logo após se mudou para a “Rua direita” (atual Conselheiro Franco), que era o circuito da festa e se perguntou será que começava ali a historia dele com a Micareta e relatou: “Conheci o Trio Saborosa em formato de uma garrafa, conheci o trio Marajó e o Trio Paturi, o primeiro trio elétrico de Feira de Santana e tantos outros... Em 1978 eu vou pra rua e ai eu vejo um trio diferente uma Banda em cima chamada “Banda Scorpions” que logo depois se chamaria Chiclete com Banana, que é o grande nome da história de 79 pra cá...”
Edilson Veloso falou da Micareta 2011 e elucidou sobre uma possível ameaça de não se ter a Festa: “Essa foi a melhor Micareta dos últimos 20 anos... Se o povo estiver nas ruas, nós vamos fazer a festa, me disseram que eu estava puxando saco de alguns esse ano, mas, eu não preciso disso sabe porque: Se Tarcizio não for mais prefeito, se Moura Pinho não quiser mais botar o lá vem elas na rua, o que eu duvido, se alguém resolver não fazer mais a Micareta não tem problema não eu vou chamar meus amigos que gostam da Micareta e vamos fazer uma Patuscada na rua, vamos sair de porta em porta chamando clamando o povo e vamos enfeitiçar de alegria o povo de Feira de Santana,” falou emocionado. E sugeriu ao prefeito que ano que vem (2012) traga o cantor Carlinhos Bronw e o Trio Caetanave.
Em seguida Veloso passou a bola da apresentação para o diretor da Revista Alternativa Girlânio Guirra e os mestres de cerimônia: a dançarina Roseane Pinheiro e o ex-jogador Edílson.
A música de abertura foi u Hino à Feira entoado ao vivo pela cantora Celiah Zaiin, na seqüência a banda base do evento tocou as introduções das principais musicas dos carnavais.
No momento de chamar os discursos de abertura o convidado era recebido com uma música cantada com o nome do mesmo lembrando a música que acompanhava o ex-jurado do Silvio Santos Pedro de Lara... “Pedro de lara rá rá lá rá rá rá rá...”
Após todos os discursos iniciais é hora do esperado premio e os vencedores foram:
Melhor prévia: Bafo Summer Time
Melhor Feijoada: Feijão Chic (Paulo Norberto)
Melhor Twitteiro divulgador: Fred
Melhor Site: Acorda Cidade
Melhor Jingle: Paixão pela Folia - Central Mix
Melhor Programa de Rádio: Circuito da Folia (Princesa FM)
Melhor camarote: Dj Agenor;
Melhor bloco infantil: Zerinho;
Melhor bloco universitário: Bloco dos Amigos;
Melhor bloco solidário: Abraçaê;
Melhor bloco alternativo: Aviões Elétrico;
Melhor bloco irreverente: Lá Vem Elas.
Melhor Bloco Tradicional: Bafo de Baco
Melhor atração local: Audácia Pura;
Banda revelação: Oito7Nove4
Cantor revelação: Zaninho (Mania de Toalha)
Cantora revelação: Maristella Muller
Melhor cantora: Alinne Rosa (Cheiro de Amor)
Melhor música: Liga da Justiça (Leva Nóiz)
Os abadás mais bonitos: Bloco Trotte e Bloco Folia Caipira.
Melhor banda de pagode: Harmonia do Samba
Melhor banda de Axé: Timbalada
Melhor cantor: Tomate
Melhor barracão universitário: Educação Física.
A titulo de sugestão nós deixamos para a Revista Alternativa o seguinte: encontrar uma forma de premiar aqueles que fizeram a festa no passado e que hoje por quaisquer motivos que estejam afastados da Micareta ou simplesmente assistindo a festa de camarote, ou que fizeram a história da música baiana pelo Brasil afora.
Não esqueçamos de Carla Visi que assumiu a Banda Cheiro de Amor de forma brilhante substituindo Márcia Freire, lembremos também de Luiz Caldas, Gerônimo, Marcionilio, Marinez, Gilmelândia, Simone Moreno, Cid Guerreiro, Djalma Oliveira, Missinho, Boock Johnny, Alobened, Márcia Freire, Jaciara, Janete, Guga Cavalcanti, Banda pinote, Banda Luzes Néon, Banda Fórum, Banda Flor de Cactus, Banda Preces, Sarajane, Jorge Zarath, Pierre Onasis, Kátia Guimma, Lui Muritiba, Laurinha, Rey Zulu, Zé Paulo, Celso Bahia, Ademar e Banda Furtacor, Banda Laranja Mecânica, Terceiro Mundo, Frutos Tropicais, Banda Turmalina, Banda Trasas Mil, Banda Made in Bahia, Banda Relógio, Banda Revelação, Banda Fogo Baiano e tantos outros que não lembrei, mas que merecem justas homenagens.
0 Comentários
Comente aqui