Para chamar a atenção para a importância da preservação e do acesso à água potável e ao saneamento básico no planeta, a Organização das Nações Unidas proclamou 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água.


A Fundação SOS Mata Atlântica, que mantém um conjunto de projetos em prol desse recurso através de sua Rede das Águas, continuou fortalecendo sua atuação em torno do tema.

É importante acompanhar as questões relativas à qualidade e disponibilidade da água para propor ações e políticas. Por isso, a Fundação mantém o monitoramento de 159 rios e córregos em sete bacias hidrográficas nos Estados de São Paulo (Tietê, Pirai, Caecatinga, Sorocaba), Minas Gerais, Santa Catarina e no Distrito Federal. Em 2013, foram 218 grupos de monitoramento atuando de forma permanente e voluntária, reunindo diretamente 6.540 pessoas e proporcionando ações de sensibilização, capacitação e engajamento de comunidades locais. A Fundação realiza ainda coleta e análise da água em todas as cidades por onde passa o projeto itinerante A Mata Atlântica é Aqui.

Além disso, em 2013, a Rede das Águas:
·        Retomou a mobilização e o acompanhamento efetivo do Projeto de Despoluição do Rio Tietê e passou a monitorar as metas anunciadas pelo Governo Paulista de universalizar o saneamento e despoluir os grandes rios da bacia do Tietê até 2018.
·         Mensurou a efetiva contribuição da conservação das matas ciliares para a melhoria da qualidade da água da bacia hidrográfica do Rio Piraí – declarado por Lei estadual como zona de conservação hídrica – através dos resultados de 3 anos do projeto Água das Florestas.

·         No Dia da Água, Viva Mata e o Dia do Rio Tietê, a Rede realizou três expedições técnicas com navegação e monitoramento da água, nos rios Pinheiros, Sorocaba, Jaguari, Camanducaia e Piracicaba, com divulgação de indicadores, dados, entrevistas e depoimentos.
·         
     Realizou a campanha “Se Liga No Tietê”, na rede social Facebook; e a campanha “Criaturas do Tietê”, em parceria com a Rádio Eldorado, voltada a combater o lixo que é jogado pelas comunidades nos rios da cidade de São Paulo; dentre outras ações.

E também para marcar o Ano Internacional da Cooperação pela Água, o blog SOS Mata Atlântica publicou a partir de março uma série de posts que abordam por que e como devemos cuidar da água. Foram utilizadas imagens de cartilhas produzidas pela Gender Water Alliance (GWA) que contam com ilustrações assinadas por Ziraldo.

- See more at: http://www.sosma.org.br/blog/defesa-dos-recursos-hidricos-ano-internacional-da-cooperacao-pela-agua/#.dpuf