Por Deepak Chopra, MD
As resoluções de Ano Novo são difíceis de cumprir e geralmente desaparecem após algumas semanas ou até dias. O motivo não é difícil de encontrar. Hábitos são difíceis de quebrar, e a atração de velhos hábitos é o que uma resolução está tentando quebrar. Mas há uma maneira de contornar esse obstáculo e tem a ver com a natureza da escolha.
Todos os dias fazemos escolhas, grandes e pequenas, e elas mudam o tempo todo. Mas em torno dessas escolhas diárias estão as decisões que tomamos sobre nosso estilo de vida e que desempenham um papel importante em nosso bem-estar e, principalmente, em nossa saúde.
Há informações suficientes disponíveis para indicar quais tipos de escolhas são positivas – ninguém precisa ser informado sobre uma dieta saudável, exercícios e evitar toxinas como álcool e tabaco. No entanto, fazer escolhas fragmentadas se equipara às resoluções de Ano Novo por descumprimento. Este é um caso em que uma escolha única e abrangente realmente funciona melhor.
Essa escolha abrangente envolve fazer uma pergunta crucial: “Qual é o melhor estilo de vida absoluto?” A resposta pode mudar a vida.
A razão pela qual as recomendações de estilo de vida são distribuídas com informações de cada vez é que assumimos que ninguém encontrou o melhor estilo de vida como um todo. As estatísticas sobre o estilo de vida americano aumentam e diminuem, mas as estatísticas falham em revelar que a sociedade secular moderna tem algumas tendências dominantes que trabalham contra o bem-estar verdadeiro e duradouro. Essas tendências incluem o seguinte - é uma longa lista:
· Estresse cada vez maior
· Ritmo de vida mais rápido e acelerado
· Um dilúvio de distrações, incluindo a Internet, mídia social e jogos
· Taxas crescentes de envelhecimento e demência
· O consumismo desenfreado e a dívida que isso traz
· Várias décadas de salários estagnados para a classe média
· O colapso das principais redes de segurança, como fundos de pensão
· Taxas descontroladas de obesidade
· Uma epidemia de ansiedade e depressão
· Problemas globais, como mudança climática, pandemia de COVID e refugiado
· Colapso de confiança nas instituições públicas e na política
· Disparidade desenfreada entre ricos e pobres
Esses desafios são persistentes. Você ouve falar deles todos os dias ou realmente os experimenta. Eles são inescapáveis e o indivíduo é basicamente impotente para resolvê-los. Qualquer problema nesta lista é suficiente para sobrecarregar sua vida se você chegar muito perto dele. Lidar com a malária na África, o vício em opiáceos no Cinturão da Ferrugem, o suicídio entre veteranos ou a perspectiva iminente de Alzheimer em uma população envelhecida - pegue qualquer um desses problemas e poderá dedicar todas as horas acordados a ele.
Para a pessoa comum, no entanto, a verdadeira questão é que ninguém pode bloquear ou escapar dessas tendências. Eles fornecem um pano de fundo de caos preocupante. Você não pode colocar a cabeça na areia o suficiente para não ser afetado. A dieta, o exercício e o programa de meditação mais esclarecidos não fornecem uma solução.
Com isso em mente, há vários anos escrevi um livro intitulado Metahuman, cujo título vem da palavra grega “meta”, que significa “além”. Eu me propus a encontrar o melhor estilo de vida que traz bem-estar ao longo da vida na atual condição caótica do mundo moderno. Você pode se surpreender ao descobrir que este não é um estilo de vida espiritual - evitei deliberadamente até mesmo usar a palavra espiritual no livro. O melhor estilo de vida precisa incluir o espiritual e ir além dele - em outras palavras, precisamos de um estilo de vida “meta” para ter uma mudança abrangente.
O melhor estilo de vida pode ser descrito em uma única frase, acordar. Quando você leva esse estilo de vida, você se dedica a ir além das rotinas diárias pelas quais as pessoas vivem, das crenças e opiniões de segunda mão que todos adotamos, das histórias às quais nos apegamos continuamente e da agenda do ego, que é basicamente "mais pra mim." Acordar é sobre evolução pessoal, consciência superior e o potencial infinito que pertence a todo ser humano.
Cada problema listado acima é feito pela mente. Nós nos encontramos presos em um nível de consciência que não apenas alimenta o caos e a confusão, mas que não oferece como parar. Desconhecido para nós mesmos, habitamos uma espécie de realidade virtual cercada por uma consciência restrita. Literalmente, a realidade que tomamos como certa é um sonho, feitiço ou ilusão - escolha qualquer palavra para isso que você goste. A realidade “real” está mais profunda dentro de nós, na fonte da consciência pura que é o campo das possibilidades infinitas.
A sociedade secular moderna pode ser vista como a realidade virtual mais perfeita já inventada — você pode passar a vida inteira em seu computador, se quiser. Nessa perspectiva, a vida moderna é a armadilha definitiva e nada da lista será resolvido. Mas há uma alternativa. A vida moderna é tão aberta à liberdade de escolha que oferece o melhor cenário já concebido para escapar da ilusão.
Em Metahuman, adotei a segunda perspectiva, porque cada um de nós pode ver claramente que evoluir para uma consciência superior — em outras palavras, acordar — é a única solução verdadeira. Se você busca uma solução para qualquer problema, pode lutar no nível do problema, o que é frustrante, ou pode viver no nível da consciência, onde as soluções se desdobram por meio do poder infinito da consciência. Este nível é real e é acessível a todos.
Estou apenas oferecendo um esboço do que é acordar, mas gostaria de destacar que existe o melhor estilo de vida. Nada que seja bom em sua vida atual precisa ser sacrificado – acordar expande todos os aspectos da realização. O que realmente está em jogo é tomar a decisão de acordar. Esse é o primeiro passo na direção de um futuro que funciona em vez de um presente que não funciona.
Enviado por Deepak Chopra MD, FACP, fundador da The Chopra Foundation e cofundador do The Chopra Center for Wellbeing, é um pioneiro de renome mundial em medicina integrativa e transformação pessoal e é certificado pelo Conselho em Medicina Interna, Endocrinologia e Metabolismo. Ele é membro do American College of Physicians e membro da American Association of Clinical Endocrinologists. A pesquisa global da Internet do World Post e do The Huffington Post classificou Chopra como o 17º pensador influente do mundo e o 1º em Medicina. Chopra é autor de mais de 80 livros traduzidos para mais de 43 idiomas, incluindo vários best-sellers do New York Times. Seus últimos livros são Super Genes co-autoria com Rudolph Tanzi, PhD e Quantum Healing (Revised and Updated): Exploring the Frontiers of Mind/Body Medicine.
Fonte: www.deepakchopra.com (Via Linkedin)


0 Comentários
Comente aqui