Evento: Iêêê! Viva meu Mestre Curió. 

Homenagem do Trenel João Grandão ao Mestre Curió pelos 30 anos de convivência. 

Vivência com o Mestre Curió, Roda de Capoeira Angola e Samba do Recôncavo. 

Data: 22 de janeiro de 2023

Horário: 16 às 19horas

Local: Praça Dois de Julho – Campo Grande

Gratuito e aberto ao público. 



Uma história contada pelo ponto de vista de quem acompanha um grande Mestre de Capoeira Angola. Aluno, discípulo, o Trenel João Grandão conheceu o Senhor Jaime Martins do Santos, o Mestre Curió, ainda menino, aos 8 anos de idade como interno da Fundac num projeto social em Periperi, Subúrbio de Salvador, onde o Mestre fora convidado para ministrar aulas de Capoeira Angola para crianças e jovens. Foram 10 anos participando do projeto junto com o Mestre Curió. Projetos como estes tem excelentes resultados de inserção social. 


Aos 18 anos passa de aluno para auxiliar do Mestre Curió nesse mesmo projeto social. Em 2013 recebe seu primeiro certificado – Certificado Profissional o que lhe habilitou para dar aulas de capoeira Angola. Nesse mesmo ano João Grandão realiza sua primeira viagem internacional para o Equador, passando três meses dando aula de Capoeira Angola. Em 2016 recebe o título de Trenel por ocasião do Encontro Internacional de Capoeira Angola Irmãos Gêmeos do Mestre Curió.  Hoje, ele ministra aulas nas escolas ECAIG Escola de Capoeira Angola Irmãos Gêmeos do Mestre Curió, localizadas no Pelourinho e Forte da Capoeira.


Por ocasião do período do tradicional evento 32ª Encontro Internacional de Capoeira Angola Irmãos Gêmeos do Mestre Curió, interrompido durante a pandemia (ultimo edição em 2020) e para marcar os 30 anos de convívio com o Mestre Curió, o Trenel João Grandão promove uma Vivência com o Mestre Curió, presidente do Grupo ECAIG – Escola de Capoeira Angola Irmãos Gêmeos do Mestre Curió com apresentação de Roda de Capoeira Angola e Samba do Recôncavo aberta ao público na praça do Campo Grande, no dia 22 de janeiro de 2023, domingo, às 16horas.


João Grandão tem orgulho de acompanhar os ensinamentos do Mestre Curió e com ele ter vivido grandes momentos importantes da sua vida e da história da Capoeira Angola. São 30 anos ao lado do Mestre Curió que serão contados e homenageados em evento aberto ao público na Praça Dois de Julho no Campo Grande, no domingo, dia 22 de janeiro, a partir das 16horas. 


“Convido toda comunidade para prestigiar, reverenciar o trabalho do Mestre Curió no desenvolvimento e preservação da tradição da Capoeira Angola, seus valores na construção da cultura da paz, valorização e preservação da memória da capoeira angola. Mestre Curió tem uma importância muito grande como educador, formador de cidadãos’, diz o Trenel João Grandão. 


Jaime Martins dos Santos, o Mestre Curió nasceu em 23 de janeiro de 1937, em Patos Pinhares, interior da Paraíba. Filho de José Martins dos Santos, lavrador e de Maria Bispo, normalista, ambos capoeiristas. Aproximou-se da Capoeira aos seis anos de idade, sendo que sua família representa uma tradicional elite da Capoeira Angola. São eles: o avô Pedro Virício (Curió grande), o pai José Martins dos Santos (Malvadeza) e a mãe Maria Bispo. Além destes, teve Vicente Ferreira Pastinha, considerado Pai da Capoeira Angola, como seu último Mestre. Os conhecimentos adquiridos com a capoeira ao longo da sua vida, são difundidos em vários países, dentre eles: México, França, Suíça, Argentina, Iraque, Alemanha, Bélgica, Equador, Japão e Estados Unidos. Mestre Curió é um dos mais antigos Mestres de Capoeira Angola que continua em atividade, ministrados aulas nas suas duas escolas em Salvador, viajando para realizar palestras e oficinas. 


O projeto "Iêêê! Viva meu Mestre Curió" foi contemplado pelo Prêmio Capoeira Viva Salvador - Ano III, da Fundação Gregório de Matos, Prefeitura de Salvador.


SERVIÇO:

Evento: Iêêê! Viva meu Mestre Curió. 

Homenagem do Trenel João Grandão ao Mestre Curió pelos 30 anos de convivência. 

Vivência com o Mestre Curió, Roda de Capoeira Angola e Samba do Recôncavo. 

Data: 22 de janeiro de 2023

Horário: 16 às 19horas

Local: Praça Dois de Julho – Campo Grande

Gratuito e aberto ao público. 

Contato: Cida Franco (71) 9 8175-1009 | mestrecuri@yahoo.com.br

@mestrecurioangola 

@treneljoaograndao 

@fgmoficial


Enviado por Victor Hernandes

Fonte: Toca Comunicação