Começaram a funcionar, nesta quinta-feira (06), os semáforos instalados na BR 116-Norte, na entrada do campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). No sentido Serrinha-Feira de Santana, a duração do “tempo de verde” será sempre de 100 segundos. Já no retorno que dá acesso à Uefs, a sinaleira permanecerá aberta durante intervalos de 15, 20, 25, 40 ou 50 segundos, de acordo com os horários de maior ou menor movimento.



Das 22h30 às 6 horas os semáforos funcionarão com sinal amarelo intermitente. O mesmo ocorrerá a partir das 13 horas dos sábados, até as 6 horas das segundas-feiras. Segundo o representante da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Herval Borges, a programação dos equipamentos foi feita de acordo com o cotidiano acadêmico da Universidade. “Caso julgue necessário, a administração da Uefs poderá sugerir melhorias em relação ao funcionamento dos semáforos”, acrescentou.

Para avaliar o início do funcionamento das sinaleiras, estiveram no local, prepostos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Temos a expectativa de conseguir disciplinar o trânsito e aumentar a segurança no local. Só conseguiremos verificar se os tempos programados estão adequados, quando todas as atividades da Uefs forem retomadas em março”, explicou Max Gil de Souza, Analista de Infraestrutura do Dnit.

A instalação dos semáforos é resultado de ação da Administração Central da Uefs, motivada pelos engarrafamentos registrados no retorno em frente à entrada do campus universitário e também pelo registro de acidentes. A expectativa é de que os equipamentos colaborem para reduzir os transtornos até a construção de um viaduto no local, obra que ainda não tem data definida pelo Dnit.

Por Júlia do Monte
Fonte: Ascom/Uefs