Quinze instituições de ensino participam do projeto em parceria com o Sebrae



Escolas particulares com grande conhecimento e capacidade na área pedagógica e baixo domínio da gestão financeira, entre outros pontos a serem melhorados. Esse é o perfil das 15 escolas que participam do Projeto Escolas Empreendedoras, desenvolvido pela Unidade do Sebrae em Feira de Santana.

O Projeto surgiu do desafio em trabalhar com um segmento destinado a serviços em educação para escolas do Ensino Fundamental e Médio em Feira de Santana e região, até então não contemplado pela unidade regional: “Pesquisamos algumas escolas e percebemos que existia uma carência geral em gestão financeira, além da falta  da cultura da cooperação e associativismo, falta de planejamento tributário, operacional e gerencial e alta inadimplência nos  empreendimento”, explica o gestor de projetos do Sebrae, Renato Lisboa.

Encontros mensais

O consultor do projeto, Jesiel Borges, afirma que são realizados encontros mensais com o grupo, desde fevereiro de 2013, a fim de aperfeiçoar algumas áreas administrativas: “Como resultado concreto, essas escolas hoje já possuem logomarca registrada, já implantaram a gestão financeira, firmaram parceria com empresa de software/Sistema Gerencial, realizam compras coletivas e têm fácil acesso a crédito”, afirma o consultor.

Para Angeleide Franco, diretora de uma das escolas participantes do Projeto, dentre todos os benefícios, o que ela destaca como melhor, além da organização financeira, é poder realizar compras coletivas: “Nós agora compramos móveis, equipamentos, material escolar, material pedagógico, de limpeza, tudo coletivamente. Estamos nos organizando e tendo um custo muito menor do que antes”, destaca a diretora. Para ela, o Sebrae tem orientado e feito com que as diretoras repensem a gestão escolar: “Muitas de nós começamos com uma escola pequenininha, que evoluiu pedagogicamente, mas que a gestão ficou esquecida. Então o Sebrae tem aberto nossos olhos para uma série de coisas simples que podemos melhorar”, finaliza.

Além de consultorias em gestão financeira e implantação de compras coletivas, o Sebrae também realizou com o grupo de Escolas Empreendedoras o  planejamento financeiro com a entrega de fluxo de caixa realizado e projetado,  a construção de planilha de custo, análise individualizada de cada empresa para os ajustes das mensalidades, criação da associação como instituto jurídico, capacitação dos gerentes e funcionários das empresas e consultoria da Cultura da Cooperação e Associativismo. O trabalho incluiu também a criação do Plano de marketing, fortalecimento da marca, criação da logomarca do núcleo setorial e intercâmbio pedagógico/empresarial.

por Cristhiane Castro

Fonte: Agência de Notícias Sebrae Bahia